(Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A Polícia Militar já registrou 18 ocorrências relacionadas às eleições em Minas Gerais. De acordo com o major Gilmar, 14 pessoas foram presas, sendo o caso mais grave um eleitor que ateou fogo em uma urna eletrônica, em Porteirinha, na região Norte de Minas. Conforme o policial, o volume de ocorrências está "aquém do esperado", apesar de algumas terem sido mais evasivas que no primeiro turno. " As ocorrências mais decorrentes foram mesários presos por embriaguez, assim como ocorreu no dia 5 de outubro.
Uma dessas prisões por embriaguez aconteceu no bairro Nova Cintra, região Oeste de Belo Horizonte, quando um mesário foi preso na Escola Maria do Socorro. O juiz eleitoral da Seção 248 deu voz de prisão e chamou a PM para fazer a autuação. Ele foi conduzido pela Policia Federal.
Ainda na capital, houve tumulto na Seção onde vota o candidato Aécio Neves, no colégio Estadual Central, no bairro de Lourdes. Na hora em que ele foi votar, muitas pessoas se aglomeraram e um vidro de uma janela acabou quebrando. Um cinegrafista da Rede Minas se feriu levemente.
Já no caso de Porteirinha, a urna foi incendiada por um eleitor. Entretanto, os dados não foram perdidos. O equipamento possui dispositivos para recuperar os dados, que foram transferidos para outra urna, dando sequência ao domingo de eleição. O suspeito foi preso.
Em Ubá, na Zona da Mata mineira, o presidente da seção 89 não compareceu e foi preso. Enquanto em Vargem Alegre, um homem foi preso por boca de urna.
Em Barbacena, dois mesários se envolveram em acidente de trânsito e foram presos com sintomas de embriaguez. Eles foram substituídos na seção eleitoral.
Urnas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no estado são 2.453 urnas biométricas, distribuídas em 26 municípios. Até o momento, 3 dessas urnas precisaram ser substituídas, nas cidades de Divinópolis, Pará de Minas e Ponte Nova. Em caso de dúvidas, o órgão disponibiliza o Disque Eleitor, nos números 148 ou 32910004.
O disque eleitor serve para informações gerais das eleições e dúvidas. Ate às 13h foram registradas 1.620 ligações neste domingo.
Até o momento 142 urnas foram substituídas em Minas, de um total de 45.779, o que representa 0,31% da totalidade. Maior índice de substituição foi registrado na Zona da Mata, com 35 urnas. Na Grande BH foram 36 urnas precisaram ser trocadas.