Editorial.

De golpe em golpe o internauta fica louco

23/11/2020 às 20:23.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:07

A vida digital não é para os desavisados. Se der bobeira, o internauta - sobretudo os compradores - vira presa fácil para golpistas, gente com cada vez mais artimanhas e recursos para armar elaboradas ratoeiras também para os que se consideram mais atentos na web.

Por conta do isolamento social, aumentou consideravelmente o número de brasileiros resolvendo a vida on-line, sobretudo as compras e pagamentos de contas e serviços. 

Não fosse a ação de criminosos, haveria só o que comemorar, vez que as transações são, no geral, simples e rápidas. Mas no meio do caminho virtual tem sempre um “SE” que engorda estatísticas nada animadoras.

As ocorrências de estelionato praticado pela internet neste ano tiveram um salto de 124% de janeiro a outubro. De lá para cá, muitos golpes foram descobertos e devidamente alardeados, os consumidores foram alertados, as autoridades se mobilizaram e alguns criminosos até foram presos, mas a bandidagem sempre encontra um novo filão.

Por causa da pandemia, as compras de veículos pela internet também cresceram, sobretudo em sites de leilões. Uma das explicações é o aumento da procura por carros usados por aqueles que, sem emprego formal, viram no trabalho autônomo em aplicativos de transporte uma oportunidade de garantir renda familiar.
Pronto, surgiu nova brecha para os golpistas atuarem em sites de leilões e anúncios de compra e venda na web. Milhares de páginas falsas foram criadas.

Só em uma das investigações da Polícia Civil, que em 4 de novembro resultou na operação Cyber Lance, com a prisão de pelo menos cinco suspeitos, mais de mil sites fraudulentos foram identificados. Prejuízos passam de R$ 50 milhões.

Portanto, é bom ficar cada vez mais atento. Fácil, fácil a compra vira dor de cabeça. Quanto mais cautela, melhor para a saúde e o bolso, consumidor.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por