Que a Covid-19 é uma enfermidade séria, de potencial letal, os números de óbitos no Brasil (e no mundo) não deixam dúvidas. Mas, com o avanço do entendimento médico sobre a doença, começam a surgir outros elementos que chamam a atenção. E que revelam que, ainda que nas manifestações menos intensas, há uma série de consequências e possíveis sequelas que não se limitam aos 14 dias universalmente considerados como o tempo de “cura”. Algo que merece atenção e deve ser alertado.
Ainda não há um consenso quanto aos efeitos no organismo uma vez eliminado o vírus. Mas se acumulam relatos de sintomas derivados, que variam conforme o paciente. Febre, cansaço, demora para retomada do olfato e do paladar; dores localizadas e comprometimento, ainda que temporário, da função pulmonar. E mesmo o surgimento de problemas não diretamente ligados, mas que podem ter sido induzidos pela presença do novo coronavírus.
Fica claro que ainda há muito o que aprender, como parte de um esforço que tem levado aos avanços que, espera-se, tragam para breve uma vacina capaz de garantir imunização e proteção indiscriminada. E que, ao longo do planeta, identificam-se efeitos distintos, que ajudam a conceber um quadro a ser universalizado na literatura médica, e a balizar os esforços de tratamento e acompanhamento dos infectados, inclusive em termos de medicação. Por enquanto, a Covid-19 são várias, até mesmo por conta das mutações genéticas pelas quais o vírus passou desde sua descoberta.
Mais uma mostra, se é que ainda faltava, de que não se está falando de ‘gripezinha’ ou de intercorrência irrelevante. Mesmo nas manifestações mais brandas, há impactos que começam a ser desvendados, sintomas não imaginados inicialmente, que exigem atenção por mais tempo do que se previa.
Algo tão mais sério quando se tem condições preexistentes, que nem sempre são conhecidas. E mais uma razão para não relaxar nas medidas de prevenção e proteção, ou se deixar levar por uma pretensa invulnerabilidade. Tampouco buscar medicações sem a devida comprovação científica ou a orientação especializada. Estamos diante de algo muito sério.