Pesquisa

52% dos consumidores mineiros ainda não sabem o que presentear no Dia dos Pais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/08/2023 às 11:56.
Atualizado em 07/08/2023 às 12:01
 (Pixabay/Divulgação)

(Pixabay/Divulgação)

Mais uma vez, os consumidores mineiros estão deixando suas compras para a última hora. Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), no período de 24/07 a 2/08, e divulgada nesta segunda-feira (7), mostra que 52% dos entrevistados ainda não sabem o que comprar para o Dia dos Pais. Por outro lado, 48% já garantiram o presente.

“Mesmo com os índices inflacionários em patamares mais baixos, os preços dos produtos ainda estão afetando as escolhas dos consumidores e mantendo-os cautelosos”, observa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Ainda de acordo com o levantamento, dentre aqueles que irão presentear seus pais, 60,9% disseram que foi necessário se planejar mais financeiramente antes de efetuar as compras. Os dados também mostram que para 65,2% dos entrevistados, os preços dos produtos aumentaram. Outros 26,1% disseram que os valores se mantêm iguais; e na opinião de 8,7% os preços diminuíram.

“Esses resultados evidenciam que nem todos os itens da cesta de preferência do consumidor estão com preços atrativos”, ressalta o economista.

Com relação ao ticket médio, o mineiro pretende gastar R$ 206,45. Esse valor é 12,3% abaixo do valor do ano passado. Segundo Vinícius Carlos Silva, essa redução no valor se deve à escolha de produtos que se adequem melhor no orçamento.

Presentes 

Os principais itens de preferência dos consumidores mineiros para presentear seus pais são: 

  • Vestuário - 27,6%
  • Almoço especial com itens de supermercados/hipermercados - 20,7%;
  • Cosméticos e perfumaria - 17,2%;  
  • Livros - 6,9%

“Os lojistas desses segmentos devem aproveitar a oportunidade para conquistar os consumidores com um atendimento customizado e atrativo. Já para aqueles de outros ramos, é hora de usar a criatividade, com ações fortes e direcionadas. A data pode ser favorável a todos, basta aproveitar o que há de melhor no cenário”, analisa o economista da FCDL-MG.

Referente às formas de pagamento, 66,7% irão pagar no cartão de crédito; 14,3% irão efetivar suas compras em dinheiro; 9,6% vão pagar no PIX e 9,5% irão pagar no cartão de débito.

Cenário econômico

A pesquisa também aponta que, em geral, os mineiros estão cautelosos, porém otimistas com o cenário econômico. Para 95% dos entrevistados, a redução da taxa de juros tem que ser realizada mais tempestivamente, com o intuito de impulsionar o ritmo da economia.

“Eles estão cientes de que as demais variáveis macroeconômicas estão encontrando um equilíbrio, e que não faz mais sentido juros tão elevados”, analisa Vinícius Silva.

Já com relação à sua situação financeira, 39,1 % informaram que está melhor do que a do ano passado. Outros 34,8% disseram que a situação está igual; e para 26,1%, a situação piorou.

“Temos um cenário em que a inflação e o desemprego estão em queda, e agora também os juros. Além disso, diversos indicadores têm apresentado melhora em 2023 e isso, mesmo que com certa cautela, eleva o otimismo dos consumidores com relação à economia e a um crescimento sustentável a longo prazo”, finaliza.

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