Provas do Enem acontecem em todo o país no próximo domingo (3) e em 10 de novembro (Wilson Dias/ABr)
Mais de 9,2 milhões de estudantes de todo o Brasil se preparam para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Para ajudar esses alunos, educadores do Grupo A Educacional, que reúne quatro escolas em São Paulo, elaboraram “mandamentos” que devem ser seguidos pelos estudantes.
1. Não use as últimas madrugadas para rever matérias, vá para a cama num bom horário.
3. Tente relaxar na semana anterior às provas. Se o preparo foi feito, é hora de cuidar do físico para a concentração necessária. Passeios, cinema, teatro, tudo isso ajuda a “mudar de assunto” e descansar a mente.
4. Alimentar-se bem na véspera e no dia da prova é fundamental. Frutas e sanduíches leves são recomendados.
5. Separe o material imprescindível: caneta preta, feita de material transparente, além do documento oficial com foto. Fique atento se o documento está em bom estado de conservação. Em caso de roubo ou furto desse documento, o candidato deve levar o Boletim de Ocorrência.
6. Atenção ao que é proibido: gorros, toucas, relógios, calculadora, celular, tablet, MP3 ou qualquer aparelho receptor ou emissor de mensagem.
7. Esqueça a selfie. Não é hora. Tirar fotos - seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo na sala - acarreta em eliminação. O MEC monitora redes sociais para encontrar candidatos que burlem as regras.
8. Atenção aos detalhes para o início. Ao receber o cartão-resposta e a folha de redação, confira seus dados. Identifique o cartão-resposta: marque a cor da capa de sua prova e escreva a frase que se encontra nas instruções. As questões de inglês e espanhol estarão em uma mesma prova. Marque no gabarito apenas as respostas do idioma que você escolheu na hora da inscrição.