A importância da doação de sangue

01/08/2018 às 05:55.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:42

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Os bancos de sangue, através da imprensa sempre convocam pessoas para doarem sangue. Seis em cada dez brasileiros nunca doaram sangue. 28% alegam - segundo pesquisa feita pelo Ibope Conecta -, não ter um motivo específico, outros 18% dizem ter medo e 14% afirmam estar abaixo do peso mínimo para doar. Quando questionados sobre a razão que levou a doar sangue, 57% dizem que doaram por gostar de ajudar o próximo, 39% porque um amigo ou parente estava precisando, 11% foram doar após ver na imprensa que os bancos de sangue estavam precisando de doações e outros 8% o fizeram para ganhar um dia de folga no trabalho. Seja um doador e ajude a salvar vidas!

Reflexão
Depois? Depois eu ligo. Depois eu faço. Depois eu falo. Depois eu mudo. Depois eu passeio. Depois eu viajo. Deixamos tudo pra depois, como se depois fosse o melhor. O que não entendemos é que... Depois o café esfria. Depois a prioridade muda. Depois o encanto se perde. Depois o cedo fica tarde. Depois a saudade passa. Depois tanta coisa muda. Depois os filhos crescem. Depois a gente envelhece. Depois o dia anoitece. Depois a vida acaba.

Etiqueta
Falar baixo deveria ser lei. Se todos fizerem isso, o ambiente ficará muito mais agradável. Isso em qualquer restaurante, desde o mais sofisticado até uma churrascaria de rodízio de beira de estrada. O fato de ser um restaurante mais simples não quer dizer que você pode falar alto, de boca cheia e bater na barriga.

Aprendendo
Entre eu e ele? Entre mim e ele? “Duvido que possa haver briga entre eu e o Paulo Guedes”, disse Bolsonaro. Foi na última segunda-feira. O candidato estava no centro do programa Roda Viva. Não convenceu. É que os pronomes eu e tu têm alergia à preposição. Com ela só o mim e o ti têm vez. Duvido que possa haver briga entre mim e o Paulo Guedes. Conversa entre mim, ti e ele. Gosta de mim e de ti. Atuou contra mim.

FIGURAS E FATOS
Sorriso das estrelas

Registramos e agradecemos o convite enviado pelo bem sucedido empresário Marcelo Miranda para importante evento que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 2 de agosto, no Portal de Eventos. Na oportunidade, a presença do Dr. Christian Coachman para proferir palestra a respeito do tema: DSD - Digital Smile Design, a mais avançada técnica em transformação de imagem. O tratamento odontológico estético adotado por artistas, jogadores de futebol e figuras famosas da sociedade brasileira. O lançamento será a nível Brasil, reunindo cerca de 500 convidados.
 
Mara Narciso e Téo Azevedo na academia
Em reunião realizada no último dia 27 de julho, membros da Academia Montes-clarense de Letras, por unanimidade dos presentes, elegeram a médica e inteligente escritora Mara Narciso e o escritor, músico e compositor Téo Azevedo para ocupar as duas cadeiras vagas no Sodalício. A posse deverá ocorrer no dia 13 de setembro próximo, em sessão solene, quando das comemorações dos 52 anos da entidade cultural. Nossos cumprimentos aos novos imortais.
 
Atraso na cultura do futebol
A constante demissão de técnicos de futebol demonstra, mais uma vez, o quanto a cultura do futebol continua atrasada. A responsabilidade pelos maus resultados é sempre dos técnicos, pouco importando a estrutura e a gestão dos clubes. Entra técnico, sai técnico e nada muda. De leve.
 
Aborto e suas complicações
Em uma década, o SUS gastou R$ 486 milhões de internações para tratar as complicações do aborto, sendo 75% deles provocados. De 2008 a 2017, 2,1 milhões de mulheres foram internadas, houve sérias complicações após o aborto, como hemorragias e infecções. Ao menos 4.455 mulheres morreram de 2000 a 2016. O Ministério da Saúde deve subsidiar o STF ( Supremo Tribunal Federal) em ação que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A ministra Rosa Weber, relatora da ação, marcou para 3 e 6 deste mês de agosto audiência pública sobre o processo.
 
Automóvel Clube de BH
O Automóvel Clube de Belo Horizonte comemora 93 anos de vida, uma referência histórica na vida política e social sendo considerado um dos mais belos patrimônios da capital. Diretores, frequentadores e amigos do AC-BH organizam um grande evento no dia 18 deste mês de agosto. Enquanto isso, o Automóvel Clube de Montes Claros com mais de cinco décadas de existência e também um belo patrimônio e com inesquecíveis e importantes fatos políticos e sociais ali realizados, agoniza. Triste realidade.
 
Convenções terminam dia 5
Até o próximo dia 5 deste mês, encerra o prazo para convenções, coligações que poderão ser desfeitas e refeitas. Até o momento em que escrevíamos esta página, seriam três grandes campanhas, tornando-as mais competitivas e imprevisíveis. Mais como em política tudo é possível, o jogo pode trazer algumas surpresas. Vamos aguardar os acontecimentos.
 
Moradores de rua
Com o crescimento recente da população de rua na capital mineira, o executivo municipal anunciou que vai ampliar o atendimento a esses moradores. Além da construção de novos abrigos, o número de equipes que vai às ruas para orientar e atender essas pessoas vai aumentar, como forma de tentar amenizar o sofrimento em decorrência do desemprego e a falta de oportunidades. Em Montes Claros, o número de moradores de rua cresce assustadoramente e necessita urgentemente de uma solução.
 
População idosa em Minas
Até 2060, Minas Gerais será o Estado com o maior número de idosos em todo o país. Daqui há quatro décadas, quase um em cada três mineiros terá 65 anos ou mais - serão 28,7% da população local, contra 25,5% da média nacional. E os impactos não serão poucos. A cada dez mineiros, sete serão dependentes economicamente da população ativa com força de trabalho (entre 15 e 64 anos). Minas é um dos Estados com a menor taxa de fecundidade. Com menos crianças, haverá mais idosos. Dados recentes do IBGE.
 
Vices mineiros
Minas Gerais volta com força máxima na elaboração de chapas que buscam o Palácio do Planalto. Vários pré-candidatos ao Executivo federal sinalizaram a intenção de contar com políticos do Estado para compor chapas na disputa da presidência. Motivo: O político de Minas é sério, na sua imensa maioria, pela contribuição no passado para a política nacional. Além da representatividade, Minas é o divisor de águas nas eleições federais. A cobiça por mineiros para vice mostra importância do Estado. Segundo cientistas políticos, se Minas tivesse uma geração política mais relevante, não estaríamos sendo procurados para sermos vices. Pelo contrário, estaríamos encabeçando chapas. 
 
Terminando
Nem todas as pessoas vão gostar de você; algumas não gostam nem delas mesmas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por