A traficante "Rainha do Pacífico" é transferida dos EUA para o México

AFP
20/08/2013 às 15:25.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:09

MEXICO - A mexicana Sandra Ávila, uma conhecida figura do mundo do narcotráfico mexicano, conhecida como "Rainha do Pacífico", está sendo transferida dos Estados Unidos ao México, onde será detida por um processo de lavagem de dinheiro.

Ávila é objeto de uma ordem de detenção da PGR (procuradoria geral) no estado de Jalisco.

De acordo com uma fonte do governo, Ávila deixou nesta terça-feira El Paso (Texas) em um voo comercial semanal para a repatriação voluntária de mexicanos.

Sandra Ávila, detida na Cidade do México em 2007 e extraditada aos Estados Unidos em agosto de 2012, foi condenadda em 25 de julho por um tribunal federal de Miami a 70 meses de prisão por ter acobertado o ex-companheiro Juan Diego Espinosa, conhecido como "El Tigre", um colombiano que foi figura chave entre o cartel de Sinaloa e o do Norte do Vale, na Colômbia.

Mas um juiz americano considerou que Ávila já cumpriu a pena durante os anos de detenção no México e ordenou a deportação.

"A Rainha do Pacífico", que ganhou o apelido em um 'narcocorrido' (canções que narram crimes) composto em sua homenagem, ganhou fama ao ser detida no México e posar com um sorriso desafiador para as câmeras.

A fama aumentou ainda mais quando passou a ser considerada a mulher que inspirou o livro "La reina del sur" do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, que virou uma popular telenovela.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por