A3 Sedan chega para ser o carro-chefe da Audi no país

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
04/02/2014 às 07:59.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:47
 (Audi)

(Audi)

SÃO PAULO - A segunda quinzena de janeiro foi marcada pela chegada dos sedãs compactos premium Mercedes-Benz CLA e Audi A3 Sedan. Enquanto o primeiro busca conquistar o consumidor atento a novidades e status, o segundo tem como missão se tornar o carro-chefe da marca das quatro argolas no Brasil, já que passará a ser montado aqui em 2015, na unidade paranaense da Volkswagen, em São José dos Pinhais. Para a empreitada, estão sendo investidos R$ 500 milhões na implantação da linha de montagem.

Com preço sugerido de R$ 116.400 (até o final de fevereiro), o A3 Sedan é R$ 34 mil mais barato que seu concorrente de Stuttgart. Isso não significa que o A3 Sedan seja uma pechincha, e nem que os executivos da marca sejam filantropos.

Na Europa, ele custa o equivalente a R$ 95 mil, e por aqui já goza de incentivos do programa Inovar Auto, que garante desonerações fiscais se comparado aos demais importados que não têm pretensão de fabricação local. Dessa forma, a Audi completa seus degraus de preços, já que o A3 nas versões hatchback (duas portas) e sportback (quatro portas) preenchem as lacunas entre R$ 95 mil e R$ 115 mil.

Os executivos da marca esperam emplacar 3.500 unidades este ano, o que corresponde a mais de 50% de todas as vendas Audi em 2013 no mercado brasileiro. De acordo com o presidente a filial brasileira, Jörg Hoffman, a meta é atingir a marca de 30 mil unidades produzidas no Paraná até 2016, de onde também sairá o utilitário-esportivo Q3, a partir do primeiro semestre de 2016. Uma das prioridades é expandir o número de revendas. Hoje há 27 concessionárias Audi no país. Em dois anos a meta é chegar a 60 lojas e ir expandindo de acordo com a demanda.

O carro

O Audi A3 Sedan é construído sobre a plataforma modular do Grupo Volkswagen (MQB), que permite alterações das seções dianteiras e traseiras de acordo com a demanda do projeto. No caso do sedã, o entre-eixos ganhou apenas um milímetro em relação ao A3 convencional. Sob o capô o motor turbo TFSI 1.8 litro, de 180 cv e 25 mkgf de torque, ganhou novo sistema de admissão com dupla injeção.

Ou seja, ele recorre ao sistema de injeção direta e também à alimentação multiponto. De acordo com o fabricante os dois sistemas trabalham sob demanda de maneira que garantem melhor desempenho e maior eficiência energética. Na Europa, o sedã conseguiu médias combinadas de 17,8 km/l. Por aqui, certamente a conversa será outra, já que a composição do combustível é diferente, sem contar as adulterações.

Junto ao motor é acoplada uma transmissão S-Tronic 7 de sete marchas e dupla embreagem, que tem trocas extremamente rápidas. Somada ao conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, com conceito Four Link na traseira, seu comportamento impressiona. Esse Audi acelera rápido e cravar o ponteiro nos 225 km/h não demanda muito tempo e nem muita pista. No entanto, o grande barato desse sedã são aquelas estradas vicinais repletas de curvas e alterações de nível. Com o modo de condução dinâmica, que torna a direção mais rígida e eleva a faixa de giros nas trocas, ele devora curvas de maneira tão segura que o motorista se sente instigado a forçar o ritmo.

Eletrônica

Mas os créditos desse comportamento excepcional não são apenas da peça entre banco e volante e, sim, do controle eletrônico de estabilidade (ESC), que, quando prevê que o carro irá sair de frente, ele aciona o freio da roda de dentro fazendo com que a roda externa não perca tração. Tudo isso sem o motorista perceber.

Por dentro, o A3 Sedan herdou as linhas moderninhas do resto da linha, com um painel limpo com poucos botões. Apenas o ar-condicionado de duas zonas e algumas teclas como alerta, desligamento do controle de estabilidade e seletor de modo de condução. O volume do sistema de som é no console, ao lado do joystick do sistema MMI, projetado em uma tela escamoteável, que agrega navegador GPS, saídas auxiliares, telefonia e rádio.

Esse controle conta com superfície tátil, em que se pode literalmente escrever as letras que facilitam na busca por endereços. O sistema multimídia ainda conta com uma unidade de armazenamento de 60 GB, onde são guardados dados do navegador e músicas.



 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por