A3 Sedan será o novo Audi nacional; Premium de verdade

Homero Gottardello - Hoje em Dia
02/04/2013 às 11:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:28

A Audi anuncia, neste mês, como irá retomar sua produção nacional, interrompida em 2006, quando o antigo A3 “made in Brazil” foi descontinuado. Apesar do clima de suspense em relação ao local onde será instalada sua linha de montagem, já se sabe de uma coisa: o novíssimo A3 Sedan será o primeiro produto nacional desta segunda empreitada.

A exemplo do A3, o primeiro médio-compacto premium do país, o sedã vai explorar um nicho de mercado inédito por aqui. Com 4,46 metros de comprimento, o A3 Sedan é 17 cm maior do que o Grand Siena, da Fiat, e 10 menor do que o Linea.

Comparado com o A3 Sportback, o Sedan é 11 cm mais largo e 9 cm mais baixo, mantendo os mesmos 2,64 m de distância entre-eixos – são 3 cm a mais do que o Linea. Mas seu maior adversário será o CLA, da Mercedes-Benz, variante sedã do novo Classe A.

Combinação

Por aqui, o A3 Sedan deve usar a motorização 1.4 TFSI, de 140 cv, combinada ao câmbio pré-seletivo Stronic com embreagem dupla e sete marchas. Seu preço partiria de R$ 100 mil, obrigando um reposicionamento do irmão hatchback, que hoje custa quase R$ 120 mil – mais, inclusive, do que a versão de entrada do A4.

Entre os destaques técnicos do compacto premium, faróis com luzes diodo (LEDs), sistema Pre Sense, que identifica a iminência de uma colisão traseira e evita engavetamento abaixo dos 30 km/h, acionando os freios e até parando o veículo automaticamente, e navegador por satélite (GPS) com imagens do Google Earth e Street View.

Dentro dele, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, leitor de DVDs e memória SSD de 64 GB, além de comandos de voz e acesso à internet. Seu porta-malas, de 425 l, fica na média do segmento.

Golf

O A3 Sedan usa a mesma plataforma da sétima geração do Golf e, ao que tudo indica, ambos sairão da mesma linha de montagem. O mais provável é que eles sejam feitos em uma fábrica da própria Volkswagen. Agora, é esperar para ver. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por