Abatido, Tiago Camilo lamenta primeira Olimpíada sem medalha

AFP
01/08/2012 às 15:02.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:01
 (Johannes Eisele/AFP)

(Johannes Eisele/AFP)

O judoca brasileiro Tiago Camilo foi derrotado pelo grego Ilias Iliadis na disputa do bronze na categoria até 90 kg dos Jogos Olímpicos de Londres, nesta quarta-feira, e não conseguiu conquistar a terceira medalha olímpica da sua carreira.

"É um momento de muita tristeza, batalhei muito para chegar aqui, tinha boas chances de medalha, cheguei à semifinal, mas não deu certo. Agora não tem mais nada para fazer, a medalha foi embora", lamentou o brasileiro, visivelmente abalado.

"Sempre saí das Olimpíadas com medalha, então a sensação está sendo um pouco difícil para mim", completou.

Tiago já tinha subido duas vezes no pódio olímpico. Na categoria até 73 kg, ele conquistou a prata em Sydney-2000 e na categoria até 81 kg ficou com o bronze em Pequim-2008.

Em Londres, a desilusão foi ainda maior porque o judoca tinha chegado à semifinal com boas lutas, dava a impressão de poder brigar pelo ouro. Após ter aplicado dois ippons nos seus dois primeiros combates, contra o ucraniano Roman Gontiuk e o italiano Roberto Meloni, Tiago superou o uzbeque Dilshod Choriev por um yuko, depois que o adversário recebeu duas punições por falta de combatividade.

Na disputa pelo bronze, além da luta travada no tatame, as torcidas de cada país também duelaram para apoiar seus judocas, aos gritos de "Brasil, Brasil" e "Hellas, Hellas" para os gregos. Os brasileiros levaram a melhor nesse quesito, mas Iliadis conseguiu anular a pegada de Tiago e o paulista recebeu duas advertências, o que representa um yuko para o rival, contra apenas uma advertência para o grego.

Quando a luta terminou, até Iliadis, vencedor do bronze, ficou comovido com a tristeza nos olhos do brasileiro. O grego, número um do ranking mundial, deu um abraço em Tiago e disse ao brasileiro algumas palavras de conforto.

Poucos minutos antes desta luta, o brasileiro tinha perdido a semifinal para sul-coreano Dae Nam Song, que acabou conquistando o ouro. Tiago levou um waza-ari já no primeiro minuto de combate e foi dominado o tempo todo pelo adversário. No decorrer do confronto, cada judoca levou duas advertências por falta de combatividade, o que representa um yuko.

De acordo com Ney Wilson, coordenador técnico da equipe brasileira, o fato de ter que disputar a luta pelo bronze pouco tempo depois da semifinal prejudicou o brasileiro mentalmente, enquanto Iliadis vinha embalado depois de uma vitória na repescagem.

"Tiago é um judoca que sempre entra para vencer e quando ele perde a cabeça vai lá embaixo, então fica difícil recuperar num tempo tão curto", analisou Ney.

Apesar da decepção por ter perdido a oportunidade de se tornar o primeiro judoca brasileiro a conquistar três medalhas, o paulista saiu da competição de cabeça erguida.

"Não posso falar que estou frustrado porque tenho muito orgulho de tudo que eu fiz. Lutei com toda a minha vontade, não desisti nenhum segundo", afirmou Tiago, que não revelou se tentará se classificar para os próximos Jogos, no Rio de Janeiro em 2016.

No feminino, a gaúcha Maria Portela foi eliminada na primeira rodada da categoria até 70 kg pela colombiana Yuri Alvear, que mais tarde conquistou o bronze.

"Não sei o que aconteceu, mas demorei muito a entrar na luta", disse a judoca de 24 anos. "Estou muito decepcionada comigo mesma, porque treinamos muito. Estava muito nervosa e não consegui", lamentou Portela, de 24 anos, que chorou muito depois da derrota.

O judô brasileiro já conquistou duas medalhas em Londres, no primeiro dia de competição, com o ouro de Sarah Menezes na categoria até 48 kg e o bronze de Felipe Kitadai na categoria até 60 kg.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por