Abbas é recebido com honrarias após decisão da ONU

Agência Estado
02/12/2012 às 12:26.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:59

O presidente palestino Mahmud Abbas retornou à Cisjordânia neste domingo (2), após o reconhecimento da Palestina como Estado observador pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Sim, agora nós temos um Estado", disse em discurso a uma multidão que o aguardava.

"O mundo disse, em voz alta, sim para o Estado da Palestina, sim à liberdade da Palestina, sim à independência da Palestina. Não à agressão, não para assentamentos, não à ocupação" afirmou Abbas diante da multidão em êxtase. Ele foi recebido com uma guarda de honra completa na sede presidencial na cidade de Ramallah.

Ele prometeu que, após a vitória nas Nações Unidas, a sua "primeira e mais importante" tarefa seria trabalhar pela unidade palestina e pela conciliação das facções rivais Fatah e Hamas.

Na quinta-feira, em uma decisão histórica, a Assembleia-Geral das Nações Unidas reconheceu a Palestina - nas fronteiras pré-1967 e com capital em Jerusalém Oriental - como Estado observador da ONU. Israel e os EUA estiveram entre os poucos países que se posicionaram contra a elevação do status. Depois disso, Israel anunciou a construção de um novo assentamento, o que foi considerado uma punição ao pedido palestino.

Neste domingo, o país também anunciou que não vai transferir recursos fiscais e tarifários em direitos aduaneiros para os palestinos neste mês. Washington também anunciou que reterá verbas para a Palestina. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por