Abertas inscrições para o garantia-safra

Jornal O Norte
05/12/2006 às 10:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45

Cerca de 460 mil agricultores familiares da região do Semi-Árido brasileiro poderão se inscrever no programa Garantia-Safra, um seguro criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para garantir a renda dos pequenos produtores no caso de perdas com a seca.

Podem inscrever-se no programa, conforme informou a radiobras todos os pequenos agricultores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo e que participem de algum dos grupos do Pronaf - Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar.

Fazem parte da região do semi-árido brasileiro os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, e alguns municípios do Norte de Minas, próximos à Bahia.

Segundo o coordenador do Garantia-Safra no ministério do Desenvolvimento Agrário, José Arnaldo Brito, outra exigência do programa é que os agricultores produzam arroz, feijão, mandioca, algodão ou milho.

- Estamos falando de agricultores que produzem culturas de subsistência e o ideal desse programa é que esses agricultores possam melhorar sua condição produtiva, concluiu Brito.

As inscrições são divididas em cinco etapas, de acordo com o período da safra de cada estado. A primeira fase já começou e vai até o dia 29 de dezembro. Podem participar dessa primeira etapa os agricultores dos estados de Minas Gerais e de parte da Bahia.

Para saber a data de inscrição de sua região o agricultor deve se informar nos escritórios municipais da Emater-Empresa brasileira de assistência técnica e extensão rural.

As inscrições são feitas nas sedes da Emater. Basta levar a Declaração de Aptidão ao Pronaf e o CPF - Cadastro de pessoa física.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por