(REPRODUÇÃO YOUTUBE)
Em Recife, capital onde se concentra a investigação da operação Pulso, responsável pelo fim da quadrilha que desviou recursos da Hemobras, um dos alvos suspeito de envolvimento com o esquema arremessou dinheiro pela janela do prédio.
A situação inusitada foi filmada pelos agentes da Polícia Federal (PF) que cumpriram o mandado no apartamento do suspeito.
No vídeo, é possível ver maços de dinheiro jogados no chão do estacionamento do prédio. O recurso foi dispensado no momento em que o suspeito viu a chegada dos policiais.
A PF afirma que, durante a operação, percebeu-se que diversas amostras de sangue, que deveriam ser transformadas em medicamentos contra a hemofilia e outras doenças, eram armazenadas de forma inadequada, o que as inutilizava.
No total, foram mobilizados 170 policiais para cumprir as medidas previstas nessa fase, que recai sobre ilícitos em diversos licitações e contratos de logística de plasma e hemoderivados, bem como na própria obra de construção da fábrica em Goiana, em Pernambuco.
Os indiciados vão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, organização criminosa, além de fraude em licitação pública.
Resposta
Por meio de nota publicada na internet, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) informou que "a empresa está colaborando com as investigações" da Polícia Federal. A estatal frisou também que "as ações da operação não atrapalham o funcionamento da empresa nem o cumprimento dos prazos já estabelecidos na entrega de medicamentos em todo o território nacional".
(Com agência)