Academia Feminina de Letras

22/08/2018 às 06:09.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:02

Das mais prestigiadas a inauguração da Biblioteca do Autor Montes-clarense Maria das Mercês Paixão Guedes, num régio presente da família Paixão-Guedes à Academia Feminina de Letras. Na programação, bênção das instalações pelo monsenhor Alencar e a formação da mesa com a presença dos quatro filhos da saudosa e querida homenageada. A seguir, em belo pronunciamento, a atual presidente da entidade, nossa artista-maior Felicidade Patrocínio agradeceu emocionada a cessão do espaço e a importância da biblioteca no que concerne a sua finalidade de mostrar trabalhos de montes-clarenses nascidos na cidade ou de montes-clarenses por adoção. Glorinha Mameluque elaborou e leu uma completa biografia da patrona Mercês. Dóris Araújo arrebatou aplausos ao declamar lindamente poema de sua autoria sobre o livro “Magnificat” (escrito a quatro mãos por Mercês e Milene Maurício). Toda a sessão solene foi abrilhantada por Saulo Leony e seu grupo musical que continua merecendo rasgados elogios em todos os locais em que se apresenta. 

Uma homenagem de gratidão feita a Ivan Guedes culminou com a entrega de placa de prata. Lindon Guedes também fez uso da palavra. A nova e inédita biblioteca tem por finalidade precípua valorizar e mostrar livros dos conterrâneos através de doações. Para se ter uma ideia do sucesso, a biblioteca, na inauguração, já contava com cerca de 1.500 livros. De parabéns Felicidade Patrocínio pela brilhante e inteligente ideia. Finalizando, um fino coquetel foi oferecido aos presentes.

Etiqueta
Quando a gente cumprimenta alguém, apertar uma mão mole, totalmente inexpressiva, é um horror, não é? É um detalhe muito importante. Cumprimente com firmeza. O ideal é que o cumprimento seja caloroso. Mostre às pessoas o quanto você sente satisfação em estar com elas. Nada pior do que aquelas pessoas distantes, que cumprimentam a gente como se estivessem fazendo um grande favor.

Aprendendo
Desapercebido e despercebido: Diferença - O candidato passou desapercebido no meio da multidão? Ou passou despercebido? Olho vivo, moçada! Uma letra faz a diferença. Despercebido significa ignorado, sem ser notado. Desapercebido quer dizer desprevenido: O candidato passou despercebido. O contrabando atravessa a fronteira do país despercebido. No supermercado, encheu o carrinho de compras. Na hora de pagar, cadê? Estava desapercebido. A carteira tinha ficado em casa. Ufa!

Reflexão
Gentileza, humildade e educação estão acima de qualquer diploma. São virtudes que o ser humano adquire quando aprende a caminhar sozinho, quando descobre a necessidade de ter alguém experiente que o ensine, quando compreende que ninguém é nada nesta vida se não souber pelo menos sorrir para o seu semelhante. Vejo tanta gente boba carregando uma profissão como sobrenome, mas deixando de lado princípios e valores, se achando mais do que o outro quando na verdade são abarrotados de teorias e vazios de amor. Muita pose para pouco valor!

FIGURAS E FATOS
Enlace elegante em BH
Ana Luísa, filha de Cláudia Ferrante Rebello e José Adilson de Matos, subirá ao altar no próximo dia 15 de setembro na Casa Pampulha, em Belo Horizonte, com Pedro, filho de Alba Carla das Dores e Elcio Pinto de Sales. De Montes Claros, além de familiares, estarão presentes muitos amigos dos pais da noiva. Gratos pelo convite.

Campanha de 2018 & propaganda de ruas
A campanha eleitoral, cujo período permitido começou no último dia 16, será uma das mais restritas dos últimos tempos em termos de propaganda visual de rua. A propaganda móvel foi resumida a bandeiras e mesas para distribuição de materiais. Bonecos e cavaletes não são permitidos. O carro de som, de quem ninguém sentirá falta, teve seu uso limitado a carreatas, caminhadas ou passeata ou durante reuniões ou comícios. Na propriedade particular, que a legislação chega ao extremo de regular, só podem ser afixados adesivos ou papel, medindo até meio metro quadrado. Pinturas, placas e faixas em muros particulares não são permitidos, conforme a reforma eleitoral de 2015. Olho vivo!

Buracos & crateras
Quem circula pelas nossas ruas centrais na certa depara com uma verdadeira “colcha de retalhos” deixada pela operação tapa-buracos aberta pela Copasa por serviços terceirizados, num trabalho que deixa muito a desejar. São verdadeiras “cicatrizes” que deixam as nossas vias públicas horrendas e a cidade idem. Sem monitoramento, esses serviços feitos pela empresa e pelo município precisam ser mais bem elaborados e não feitos a “toque de caixa”! De leve.
 
Natal Luz de Gramado
O Natal Luz de Gramado acontecerá neste ano de 25 de outubro a 13 de janeiro. Os preparativos para a 33ª edição já iniciaram. O evento promove quatro grandes espetáculos ao longo de 81 dias de festa. O “Grande Desfile de Natal e” “Natal Pelo Mundo” acontecem na ExpoGramado, “Reencontros de Natal” e “Show de Acendimento” que é gratuito e apresentado diariamente ao anoitecer em frente ao Palácio dos Festivais. Muitos nomes conhecidos da nossa sociedade afivelando as malas para verem de perto o maravilhoso espetáculo.
 
Academia Montes-clarense de Letras
A Academia Montes-clarense de Letras enviando convite para a reunião solene comemorativa dos 52 anos de fundação, abrilhantada pela posse dos neoacadêmicos Mara Narciso, cadeira 25, tendo como patrono Pe. Augusto Prudêncio da Silva; e Teófilo Azevedo Filho (Téo Azevedo), cadeira 19, tendo como patrono Hermenegildo Chaves. Será no próximo dia 13 de setembro, às 20h, no salão de eventos da Loja Maçônica Deus e Liberdade. Gratos.
 
MGTV 2ª Edição
Nas últimas semanas, o MGTV segunda edição vem sendo apresentado por Suzana Siega, da jovem safra de repórteres da emissora. Sua presença vem merecendo rasgados elogios dos telespectadores pela postura, visual, perfeita dicção e domínio de textos com português dos mais corretos. Uma grande profissional. Vale o registro.
 
Poluição sonora
Mesmo com a inauguração de uma patrulha do silêncio pela Secretaria de Meio Ambiente para coibir a poluição sonora que grassa por todos os quadrantes da cidade, os abusos têm sido constantes e frequentes, em uma falta de respeito pelo outro. Carros em disparada pela calada da noite circulando pelas ruas com a pior música já feita no país e abusando dos decibéis permitidos pela lei. Para completar a parafernália, em vários pontos da cidade restaurantes e barzinhos com som ao vivo e até com som de boate atazanam a vida de vizinhos que perderam o direito de assistirem o som das suas televisões ou mesmo de dormir em paz. Uma pergunta paira no ar. Qual o critério usado para fornecer o alvará de licença para o funcionamento dessas casas encravadas no meio de casas de família? E como as imobiliárias agem quando alugam uma casa? Muita coisa errada nesses setores que precisam ser fortemente fiscalizados. Do jeito que a coisa caminha, deparamos com um verdadeiro desrespeito à tranquilidade de quem trabalha, paga impostos e precisa de uma boa noite de sono! Enfim, não contentes, os perturbadores da tranquilidade alheia conseguem impor o seu mau gosto, obrigando outras pessoas a ouvir o que não gostariam, ou seja, música e letras da pior qualidade, de forma ensurdecedora. De leve.
 
Terminando
Não tenha medo da mudança. Ela assusta, mas pode ser a chave daquela porta que você tanto almeja abrir.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por