Treze pessoas morreram neste domingo (20), incluindo seis crianças, e outras 13 são consideradas desaparecidas após a colisão de uma balsa com um barco de migrantes que seguia para a Grécia, informou a guarda costeira turca.
O acidente aconteceu na costa de Çanakkale, noroeste da Turquia. A nacionalidade das vítimas não foi informada.
A Guarda Costeira conseguiu salvar 20 passageiros e continua procurando possíveis sobreviventes. "Eles (os imigrantes) disseram aos socorristas que havia, no total, 46 pessoas no bote", afirmou um porta-voz da guarda costeira.
Nos últimos meses, muitos migrantes, em sua maioria sírios, tentaram viajar da Turquia para as ilhas gregas mais próximas, porta de entrada para a União Europeia (UE).
As condições de travessia do Mar Egeu são perigosas e os naufrágios frequentes. No total, 274 migrantes morreram afogados desde o início do ano em águas turcas e 53.200 foram resgatados pela Guarda Costeira, segundo o governo.
Desde janeiro, quase 310 mil refugiados entraram no território da União Europeia através da Grécia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Quase 2.800 pessoas morreram durante a travessia em naufrágios.