(Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
A espera do zagueiro Dedé para voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira, que durou 1.768 dias (58 meses / 253 semanas / 5 anos), finalmente chegou ao fim. Nesta sexta-feira (17), o "Mito" do Cruzeiro foi convocado pelo técnico Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, nos dias 7 e 11 de setemebro, respectivamente. Esta é a primeira lista feita pelo comandante gaúcho desde a Copa do Mundo na Rússia.
Totalmente recuperado das lesões nos joelhos, Dedé, de 34 anos, tem sido peça importante para o time celeste nesta temporada. Líder dentro e fora das quatro linhas, ele participou (relacionado e/ou escalado) de 35 jogos em 2018, e anotou três gols.
Pela Seleção Brasileira, ele não entra em campo desde 15 de outubro de 2013, quando o time Canarinho derrotou a Zâmbia por 2 a 0. Um dos gols, inclusive, foi marcado pelo defensor cruzeirense.
Em entrevista ao Hoje em Dia, concedida em abril, o zagueiro da Raposa afirmou que retornar à Seleção tem significado diferente para ele. Exemplo de superação, o objetivo é inspirar pessoas.
"Meu maior sonho é retornar à Seleção. Por tudo que aconteceu (lesões), se eu chegar nesse nível, vai ser o contrário do que muitas pessoas acreditavam. Desconfiaram se eu voltaria com velocidade, arrancada, antecipação, bola aérea... Acharam que eu ia perder isso, e hoje me sinto muito bem. Se eu voltar para a Seleção, vou surpreender muita gente, pelo lado positivo", disse.
"Não quero jogar na cara de ninguém, nunca vou fazer isso. Até porque entendo as dúvidas. Mas acho que seria muito legal. Muita gente vai acreditar mais no seu potencial, vou ser uma inspiração para muitas pessoas. Esse é o meu objetivo na Terra, tentar ajudar como puder. Recebo muitas mensagens de pessoas falando que se espelham na minha garra, na minha fé, e isso já me faz ganhar o dia", acrescentou.
O duelo contra os EUA será em Nova Jersey, com início marcado para as 21h05 (horário de Brasília). Quatro dias depois, a seleção enfrenta El Salvador em Washington, às 21h30 (também de Brasília).
As duas partidas marcam o começo do novo ciclo da Seleção Brasileira, de olho na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Antes disso, ainda há a Copa América de 2019, que será disputada no Brasil.
Na última vez que o selecionado tupiniquim disputou o torneio dentro de casa, em 1989, acabou campeão, derrotando o Uruguai na final.
Lista de convocados para os amistosos:
GOLEIRO
Alisson
Hugo
Neto
DEFENSORES
Alexsandro
Dedé
Fabinho
Fagner
Filipe
Filipe Luis
Marquinhos
Thiago Silva
MEIAS
Andreas Pereira
Arthur
Casemiro
Fred
Lucas Paquetá
Phillipe Coutinho
Renato Augusto
ATACANTES
Douglas Costa
Firmino
Neymar
Pedro
Willian