Benção dos Santos Óleos

Acompanhe ao vivo a tradicional Missa da Unidade, celebrada nesta quinta-feira Santa em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/04/2022 às 08:54.
Atualizado em 14/04/2022 às 10:58

A Benção dos Santos Óleos, que ocorre uma única vez ao ano, será realizada durante a tradicional Missa da Unidade, que volta a ser celebrada com a presença de todos os sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte após três anos.

A celebração, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, está marcada para às 9h na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte da capital mineira. 

Em 2020, a missa foi celebrada na menor basílica do mundo, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, devido às restrições causadas pela pandemia, apenas com a presença de dom Walmor. No ano seguinte, também motivada pela Covid-19, a celebração ocorreu na Catedral Cristo Rei, ainda em construção, apenas com a presença de alguns párocos.

Neste ano, além de todos os sacerdotes, haverá uma pequena representação dos fiéis das paróquias - cada uma das cinco regiões da Arquidiocese enviará dois integrantes. 

Os Santos Óleos

Para os católicos, os santos óleos representam o toque curativo de Deus na vida da pessoa. Em várias passagens bíblicas, ele aparece com significados no sentido de aliviar a dor.

Jesus, por exemplo, mandou que os discípulos ungissem os doentes com óleo. O uso de óleos bentos também está presente no Antigo Testamento: a unção era utilizada para consagrar reis, sacerdotes e profetas. Ele é feito, geralmente, de óleo de oliveira ou de outras plantas e perfumes.

Após a benção, o óleo seguirá para as quase 300 paróquias da capital mineira e outros 27 municípios da Grande BH, totalizando aproximadamente 1.500 igrejas. Ele é utilizado nos sacramentos de batismo, casamentos e unção dos enfermos. 

Óleo do Crisma

Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), em que o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. 

O óleo é  usado também na ordenação de sacerdotes, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus.

Óleo dos Catecúmenos

Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Óleo dos Enfermos

É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por