Adenor recebe apoio para alavancar projetos no Norte de Minas

Jornal O Norte
04/11/2010 às 08:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:43

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE

Nos dias 10 e 11 de novembro, às 8h30, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, estará em Montes Claros, no Crea - Conselho regional de engenharia, arquitetura e agronomia, com seus subsecretários e diretoria do Indi, para reunião com a diretoria da Adenor - Agência de desenvolvimento da região Norte de Minas Gerais. A visita de Barroso será para discutir e validar o trabalho da Adenor como agência de fomento e de projetos, estimulando o desenvolvimento regional.

Na oportunidade, Barroso apresentará estudo feito pelo Indi – Instituto de desenvolvimento integrado do estado de Minas Gerais, sobre o documento elaborado pela agência contendo as potencialidades do Norte de Minas.

- A partir dos seminários microrregionais, constatamos pontos fortes na região Norte, em setores como agricultura familiar; agronegócio: agricultura e rebanhos; biotecnologia; construção civil; educação; extrativismo vegetal e mineral; logística; indústria de alimentos e têxtil; saúde; turismo - conta Geraldo Drumond, presidente da Adenor.

De acordo com Sérgio Barroso, técnicos da Sede e do Indi devem contribuir com o trabalho e ajudar na leitura e interpretação dos dados.

- A Adenor e a Sede devem trabalhar juntas no sentido de diminuir as desigualdades regionais e aumentar o dinamismo econômico do Norte de Minas.

Atualmente, a Adenor trabalha na elaboração do documento Norte de Minas - Oportunidades de Negócios que designou a elaboração de  duas peças em formato de folder e catálogo, a fim de divulgar a região, suas oportunidades de negócios para o Brasil e para o mercado internacional.

- Estamos concluindo, ainda, os processos para contratação de empresas para construção do banco de dados da agência e de consultoria especializada para atração de investimentos, que deverá nos auxiliar na gestão da Adenor e na elaboração de projetos, além da estruturação da rede de consultores de projetos, que vão viabilizar de vez a agência - diz Drumond.

Os projetos serão definidos a partir do funcionamento efetivo dos conselhos regionais, com disponibilização da análise de cenário e diagnóstico de cada microrregião.

- Os resultados do diagnóstico e da revisão do planejamento estratégico serão compartilhados com lideranças e com empresários - completa.

As microrregiões de Bocaiuva, Grão Mogol, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas foram  mapeadas por fatores como história dos municípios, demografia, população urbana, rural, IDH, PIB, infraestrutura e aspectos sociais, saúde, educação, especializações produtivas, economia municipal, estabelecimentos por segmento, empregos formais etc.

Foram identificadas, prioritariamente, as seguintes potencialidades da mesorregião Norte de Minas Gerais: agricultura familiar; agronegócio: agricultura e rebanhos; biotecnologia; construção civil; educação; extrativismo vegetal e mineral; logística; indústria- alimentos e têxtil; saúde; turismo.

Todos estes dados servirão para a discussão plenária sobre as oportunidades, ações e projetos estruturantes para a mesorregião Norte de Minas Gerais.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por