Adenor reúne dados da economia regional para iniciar projetos

Jornal O Norte
20/07/2010 às 09:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:33

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE

Depois de percorrer as sete microrregiões que compõem o Norte de Minas, a Adenor-Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas Gerais inicia o mapeamento das potencialidades e gargalos na região. Para finalizar esta etapa, a Adenor realizará, no dia 05 de agosto, durante a Fenics, o seminário consolidado, com a apresentação dos dados coletados nos últimos meses.

A principal característica do Norte de Minas é a concentração de riquezas. Numa região com 89 municípios, apenas cinco representam 54,7% de seu Pib. São eles: Montes Claros (33,65%), Pirapora (8,3%), Várzea da Palma (5,3%), Janaúba (4,5%) e Bocaiuva (3,1%). O Norte representa 4% do Pib no estado.

- Com o conhecimento das potencialidades de cada microrregião, será possível planejar ações de impacto local, que refletirão na economia como um todo. As vocações serão divulgadas a fim de atrair investimentos de ordem pública e privada - diz Geraldo Drumond, presidente da agência.

Ele lembra que a iniciativa da Adenor faz parte de seu planejamento estratégico.

- Nossa missão é contribuir com a aceleração do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios do Norte de Minas. O Objetivo é até 2015 ser referência nacional como agência de desenvolvimento econômico integrado e sustentável do Norte de Minas.

De acordo com Aloysio Vieira, consultor da Adenor responsável pelo mapeamento das potencialidades, em Montes Claros , o grupo participante mapeou as seguintes atividades econômicas: educação, saúde, turismo (negócio, saúde, ecológico, eventos), energia (eólica e biodiesel), extrativismo vegetal, agronegócio, agricultura familiar, agroindústria, logística e distribuição, biotecnologia, têxtil e confecção, silvicultura e construção civil.

Entre as prioridades para a microrregião de Montes Claros, o conselho apontou a necessidade de viabilizar e garantir a sustentabilidade da Adenor; mobilizar e articular entre as entidades e empresas da microrregião; divulgar as potencialidades, pontos fortes e oportunidades da microrregião no Brasil e exterior; viabilizar estudo técnico para instalação da ampliação do aeroporto de Montes Claros incluindo passageiros e cargas e do porto seco; promover estudo da instalação de entrepostos em pontos estratégicos; consolidar o banco de dados com informações detalhadas dos municípios, com identificação de suas potencialidades; consolidar a capacitação técnica na elaboração de projetos e qualificar mão-de-obra nos níveis operacional e gerencial (nível técnico).

Na microrregião de Pirapora, as potencialidades  são o aAgronegócio, turismo, pólo de confecções e gás natural. O conselho definiu como prioridades para atendimento da Adenor a geração de emprego e renda, melhoria da malha viária, qualificação de mão-de-obra – operacional e gerencial, universidade pública, aceleração do processo de estruturação/implantação do pólo de confecções, articulação para garantir a participação efetiva da administração pública, instalação de incubadoras, desenvolvimento do turismo, plano diretor para o agronegócio e a preservação ambiental.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por