A empresa alemã de materiais esportivos Adidas anunciou, nesta terça-feira (1º), que está suspendendo imediatamente a parceria com a União Russa de Futebol, espécie de “CBF” da Rússia, após a invasão da Ucrânia.
Há anos a Adidas é parceira do futebol russo e se junta às sanções impostas pela Fifa e pela Uefa, que decidiram nessa segunda-feira (28) que todas as equipes da Rússia, incluindo os clubes, serão suspensas das competições oficiais até que a decisão seja revista.
O Comitê Olímpico Internacional também pediu às federações esportivas de todo o mundo que excluam atletas da Rússia e da Bielorrússia das competições.
Segundo a emissora americana Bloomberg, a Adidas assinou uma parceria de longo prazo com a União Russa de Futebol em 2008 e foi um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo em 2018.
Em 2020, conforme a emissora, a marca alemã registrou 584 milhões de euros (cerca de R$ 3,35 bilhões) em vendas de materiais esportivos na Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, o equivalente a 2,9% de sua receita total. Os ganhos de 2021 serão divulgados em 9 de março.
Leia mais: