A Prefeitura de São Paulo diz que já localizou entre 30 e 40 terrenos para a construção de novas creches e afirma ter recursos da União para tanto. Mas o prefeito Fernando Haddad (PT) não deu prazo. "A prioridade zero é terreno para as creches, porque aí eu tenho verba federal."
As áreas - que não tiveram a localização informada - serão mapeadas e desapropriadas. Em seguida, as obras vão ser projetadas e licitadas.
Durante sua campanha, Haddad prometeu criar 172 creches e 150 mil vagas com verba do Pró-Infância, programa de investimentos do Ministério da Educação (MEC) - pasta que comandou entre 2005 e 2011. Então candidato, ele acusou o ex-secretário de Educação Alexandre Schneider (PSD) - titular na gestão Gilberto Kassab (PSD) - de não ter procurado verba do MEC. Schneider rebateu e disse que havia burocracia no processo.
A demanda atual por vagas é de 93.814, segundo dados de dezembro da Secretaria de Educação. O número é menor do que os 97.751 registrados no mesmo mês de 2011. A região mais carente é a zona sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br