(André Brant)
O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) prepara um plano de infraestrutura para o Nordeste do país e articula, a partir do dia 11 de agosto, apoio à sua candidatura na região brasileira onde o PT teve maior vantagem de votos, desde as eleições de 2002. A ‘fortaleza petista’ caiu de 55% para 49% nas intenções de voto para Dilma Rousseff (PT) nos estados nordestinos, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último dia 20 de julho.
“O Nordeste merecerá uma atenção especial não só na campanha, mas no governo. E nós levaremos o exemplo do que nós fizemos em Minas, porque ao final do nosso mandato a gente tinha gasto três vezes mais, per capita, na região mais pobre de Minas, do que nas mais ricas”, afirmou. “Estamos construindo um plano para o Nordeste com investimentos novos e cargas tributárias específicas”, acrescentou.
O tucano inaugurou nessa quinta-feira (31) seu comitê de campanha em Belo Horizonte, no Centro da cidade, ao lado do governador Alberto Pinto Coelho e do candidato do PSDB ao Palácio Tiradentes Pimenta da Veiga, a quem teceu elogios.
MINISTÉRIOS
Aécio voltou a defender o corte de ministérios do governo federal e disse que se baseia em um estudo norte-americano que estima de 21 a 23 Pastas o número ideal para ter se um governo eficiente. O tucano afirmou que o redesenho caberá ao ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato ao Senado, que, no entanto, negou estar à frente dessa tarefa.
“O governador Anastasia está incumbido por mim de preparar o desenho da nova estrutura do governo. Isso não significa que as funções realizadas hoje pelos ministérios tenham menor relevância no governo. Ao contrário, desburocratização, simplificação e transparência serão marcas nossas. Quero diminuir ministérios, os cargos de livre nomeação e fazer com que o governo funcione”, observou.
Anastasia respondeu: “Não, não. Eu deixei a coordenação do programa de governo para me dedicar à campanha em Minas”.
APELO
Em discurso no palanque do novo comitê, Aécio pediu que cada um de seus apoiadores buscasse votos para ele e convencesse os “companheiros indecisos”.
Batucada esquenta a inauguração
O novo comitê de campanha de Aécio, o antigo Hotel Del Rey, na Praça Afonso Arinos, foi inaugurado nessa quinta-feira com a presença de cerca de 500 militantes, com direito a batucada e jingle de campanha.
O hotel, que recebeu 4 estrelas da Embratur, já foi um dos mais luxuosos da cidade, com 23 andares e quase 200 quartos, tendo hospedado o ex-presidente Itamar Franco.
Estava fechado há anos por mera conveniência da proprietária Ana Lúcia Pereira Gouthier, uma dos três principais herdeiros do multimilionário Antônio Luciano Pereira Filho, que morreu em 1990.