O fechamento do aeroporto Santos Dumont devido à forte chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a madrugada desta sexta-feira (17) apresenta reflexos nos aeroportos de São Paulo. Mesmo com a maioria dos voos da ponte aérea sendo desviadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, que opera com o auxílio de instrumentos, Congonhas tinha 21 (16,7%) voos atrasados e outros nove (7,1%) cancelados até o início da tarde.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, a situação é semelhante. De acordo com a Infraero, eram 19 voos (13,5%) em atraso e 7 (5%) cancelados da 0h às 14h desta sexta. Viracopos, em Campinas, também têm mais de 20% dos seus voos cancelados ou atrasados.
Santos Dumont no Rio
O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, reabriu para pousos às 17h27, depois de ficar fechado desde as 6h45 desta sexta-feira (17) devido ao mau tempo. As decolagens foram autorizadas às 15h54, mas o número de atrasos chegou a 50, com 82 cancelamentos. Nas chegadas, houve 74 voos cancelados e 47 atrasados. Por causa dos atrasos, o saguão do Santos Dumont ficou lotado durante todo o dia.
Outros 14 voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, que tem uma pista maior com 4 mil metros de extensão. No Aeroporto Santos Dumont, com 1.350 metros de pista, o pouso é mais arriscado, pois qualquer erro de cálculo pode forçar a uma arremetida ou provocar um acidente, com a aeronave indo parar nas pedras que protegem a pista do mar.
(*) Com Agências Estado e Brasil http://www.estadao.com.br