Para fiscalização

Agência determina interdição de todas as atividades de mina que desmoronou em Minas Gerais

Local será interditado e as atividades interrompidas por tempo indeterminado

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
08/12/2024 às 13:06.
Atualizado em 08/12/2024 às 17:10
Locla teve que ser evacuado após o desmoronamento (Redes sociais / Divulgação)

Locla teve que ser evacuado após o desmoronamento (Redes sociais / Divulgação)

Todas as atividades da mina de Turmalina, localizada em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas, serão suspensas, após determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). O local apresentou desmoronamento de rejeitos.

De acordo com a nota divulgada nesse sábado (7), o local será interditado e as atividades interrompidas por tempo indeterminado. A mineradora passou por uma vistoria após um ofício do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que pediu que fosse "adotada, de imediato, medidas de fiscalização rigorosas em relação às estruturas e para a efetiva solução da questão”.

O documento também solicita que sejam aprimoradas ações normativas e práticas para que casos semelhantes, uma vez informados à Agência, sejam imediata e tempestivamente avaliados e medidas administrativas sejam efetivamente concretizadas.

Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que a parede da mina começa a ceder, causando o desmoronamento. No vídeo também é possível ver o momento em que trabalhadores da mineradora deixam o local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados para apoiar os trabalhos da Defesa Civil e Polícia Militar. Por meio de nota nas redes sociais, a mineradora responsável pela mina informou que “está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local e novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis”.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por