Cafeicultor de Espera Feliz venceu concurso de qualidade promovido pela Emater-MG
Onofre Lacerda comemoração premiação com a família (Emater / Divulgação)
O melhor café mineiro da safra 2024 foi produzido por um agricultor familiar de 79 anos de Espera Feliz, na região produtora das Matas de Minas. Onofre Alves Lacerda foi o campeão estadual do 21º Concurso de Qualidade promovido pela Emater, a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural. Como já havia garantido o troféu em 2017, tornou-se o primeiro bicampeão estadual.
O grão vencedor deste ano obteve a maior nota entre todas as 1.406 amostras concorrentes, de 146 municípios mineiros das regiões produtoras - além das Matas de Minas, Sul, Cerrado e Chapada de Minas.
O vitorioso concorreu na categoria Natural e recebeu 92,7 pontos, de um total de 100, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA, em inglês), entidade internacional de referência do setor.
Onofre Lacerda tem uma área de 16 hectares dividida com os filhos. “Todo mundo trabalha. Desde a época do meu pai e do meu avô a gente mexe com café", diz o produtor. "Meu pai sempre me ensinou que quando for fazer as coisas, é preciso fazer bem-feito. A gente nunca esqueceu disso. O meu prazer é colocar um alimento de primeira qualidade na mesa do consumidor”, afirmou, logo após receber a premiação, nesta quarta-feira (11).
Um dos filhos de Onofre, José Alexandre Abreu de Lacerda, conta que o pai é hoje responsável pela supervisão dos trabalhos na propriedade. “O meu pai é aquele cara que passa nos talhões de café e dá o feedback. Ele acompanha nos terreiros, observa. Ele também é um dos responsáveis pela decisão de envios de lotes para os concursos”, explica
Neste ano, além do título de campeão estadual no concurso, Onofre Lacerda recebeu o prêmio Sustentabilidade, por ser o participante do programa de certificação Certifica Minas Café com a maior nota entre os concorrentes. Além disso, os produtores de Espera Feliz dominaram a premiação na região das Matas de Minas e obtiveram as melhores notas entre todos os participantes do estado.
“Reconhecemos a importância do café, não só do ponto de vista econômico e do peso na nossa pauta de exportação. Mas também pela renda que ele leva para o campo, proporcionando a melhora de vida para aqueles que vivem desta atividade”, declarou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Este ano, além do certificado e troféu, o vencedor estadual recebeu o prêmio de R$ 10 mil do Sicoob Crediminas. O segundo lugar também recebeu premiação em dinheiro.
Leia também: