Agricultores do Norte de Minas recebem atendimento em comunidades

Jornal O Norte
09/09/2008 às 10:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

Da Ascom/Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais- Emater-MG de Grão Mogol, no Norte do Estado, descobriu um jeito de aumentar o número de atendimento aos agricultores familiares, o projeto Escritório Local Itinerante está contornando alguns problemas limitadores das ações dos extensionistas locais: o tamanho do município e as dificuldades de transporte do meio rural para o urbano.

A Empresa mineira pública de extensão rural agora está se deslocando até às comunidades rurais para oferecer seus serviços. Segundo dados da assembléia legislativa do Estado de Minas Gerais, Grão Mogol tem uma área total de 3.888,59 km quadrados, sendo considerado um município de área territorial grande. Além disso, os ônibus que atendem as localidades rurais, só fazem o trajeto três vezes por semana.

Os primeiros atendimentos do Escritório Itinerante aconteceram no dia 19 de agosto, no distrito de Vale das Cancelas, que fica a 53 km da área urbana. Além de Vale das Cancelas, foram beneficiadas na ocasião,  as comunidades de São Francisco, Lamarão, Bonito, Santa Rita e Barras de Canoas.

A próxima ação do Projeto está prevista para os dias 09 e 11 de setembro. A previsão é de que sejam atendidas pelo menos 150 pessoas. Da primeira vez, 70 agricultores foram contemplados com a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPs), elaboração de 40 projetos do Pronaf B de até R$ 1, 5 mil e outros 14 projetos do Pronaf comum com valores acima de R$ 2 mil, além de assistência técnica de rotina.

José dos Reis, membro da Associação dos Moradores de Bonito e Cancela, e mobilizador da comunidade local, elogiou a iniciativa dos extensionistas: “os técnicos estão de parabéns. Muitas das pessoas que foram atendidas aqui têm dificuldades para irem a Grão Mogol e essa ação facilitou muito”.

De acordo com o extensionista Eduardo Andrade, idealizador do projeto, o objetivo do Escritório Itinerante “ é facilitar o acesso da população às ações da Emater-MG, pois o município é muito extenso, e as pessoas encontram muitas dificuldades em vir até o escritório, na área urbana, solicitar serviços simples, como a emissão de DAPs e a elaboração de projetos”.

Rejane Esteves, secretária do escritório local, afirma que os ônibus das comunidades vêm a Grão Mogol três vezes por semana, permanecendo à disposição dos usuários de 9 da manhã até as duas horas da tarde. “Nesse intervalo de tempo, é impossível atender a todos de modo satisfatório, pois além da necessidade de os agricultores apresentarem a documentação em mãos, muitas vezes é preciso que os cônjuges estejam presentes para assinatura conjunta de papéis, o que nem sempre acontece”, explica.

Além da participação dos técnicos da Emater-MG, o Projeto tem tido a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o apoio de lideranças comunitárias, que têm se revezado na mobilização intensiva dos moradores das comunidades rurais e na definição do local para a realização das atividades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por