Agronegócios podem ganhar investimentos com o I Agrinvest

Jornal O Norte
14/07/2005 às 17:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Montes Claros sediará nos dias 18 e 19 de agosto o I Agrinvest, investimentos no setor de agronegócios que deve possibilitar o crescimento econômico do Norte de Minas. O I° Agrinvest será realizado no auditório da Sociedade rural de Montes Claros.

A exemplo do Agrishow, um dos eventos de mais sucesso no ramo de agronegócios que acontece em estados como Mato Grosso, Bahia, Goiás e São Paulo, a Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária e a UFV - Universidade federal de Viçosa, promotores do evento, acreditam que o Agrinvest será a oportunidade de se criar um ambiente de negócios na região.

Um dos principais focos do encontro é a exposição de projetos voltados para ovinocaprinocultura, bovinocultura, produção de cachaça e vinho, fruticultura, além do biodiesel, menina dos olhos de investidores e produtores, entre outros. Durante os dois dias de encontro serão ministradas palestras sobre temas diversos como o comércio da carne, perspectiva da ovinocaprinocultura, florestas plantadas e agrossilvicultura, entre outras.

LUCRO PARA TODOS

O l° Agrinvest será uma oportunidade em que o público alvo, investidores, agro-empreendedores, empresários e produtores terá para elaborar seus projetos na intenção de que eles agradem algum investidor do eixo São Paulo, Rio de Janeiro. Caso isso aconteça, tanto os envolvidos quanto a região sairão lucrando, já que o investimento se dará nos bons resultados pautados nas produções que podem movimentar milhões de reais.

Estudos realizados pela empresa norte-americana Westinghouse, coordenados por Robert W. Haas, em 1976, apontaram que 80% das consultas oriundas de eventos acabam concretizando-se em negócios.

Além da geração de emprego e renda, bem como da promoção da inclusão social do norte- mineiro no cenário nacional do agronegócio, o Agrinvest tem ainda a finalidade de promover um encontro entre o mercado e a ciência.

- O interessante do evento é justamente buscar diferenciais competitivos, em oportunidades de negócio, a partir da visão de mercados globalizados, levando-se em consideração o desempenho da cadeia -dizem os promotores.

TEMAS

O público poderá participar de discussões aprofundadas sobre os temas por meio de mini- workshops para oportunizar a geração de negócios, sendo que cada área terá um coordenador.

O tema Biodiesel e Álcool será coordenado por Edna de Cássia Carmello, do ministério do Desenvolvimento Agrário. Bovinos: marketing e mercado da carne, com João Gustavo Rebello de Paula, presidente da Associação dos criadores de gado de corte. As perspectivas da ovinocaprinocultura, coordenado por Wiviany Mendes, coordenadora do Grupo de apoio a ovinocaprinocultura - Sebrae-MG, e Maria Idalina de Almeida , presidente da Associação dos criadores de ovinos e caprinos do Norte de Minas.

A parte de fruticultura e agroindústrias ficará com o coordenador Dirceu Collares, presidente da Abanorte. O tema Florestas plantadas e agrossilvicultura ficará com os

coordenadores Sebastião Renato Valverde, professor do Departamento de engenharia florestal da Universidade federal de Viçosa e Rodrigo Silva do Vale, diretor administrativo da Sociedade brasileira de agrossilvicultura.

Já o tema Perspectivas da vitivinicultura será defendido pelo coordenador presidente da Associação de usuários do projeto Pirapora, e por fim, Perspectivas do mercado da cachaça, sobre a incumbência do coordenador Eduardo Campello, da secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

O evento conta com o apoio da secretaria de Agricultura e Abastecimento do município de Montes Claros, Sebrae - Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas, Senar - Serviço nacional de aprendizagem rural, Sociedade rural, Sindicato rural, Fundetec - Fundação para o desenvolvimento científico e tecnológico, Abanorte - Associação central dos fruticultores do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia, Fiemg - Federação das indústrias do estado de Minas Gerais, Sicoob - Cooperativa de crédito dos pequenos empresários e micro-empreendedores do Norte de Minas e ACI -Associação comercial industrial e serviços.

Os organizadores informam que as inscrições podem ser feitas na Sociedade rural, mas as vagas são limitadas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por