(Divulgação)
O aleitamento materno é a principal fonte de transmissão de anticorpos para o bebê. Pesquisas revelam que o leite produzido pela mãe ajuda a proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
Além disso, bebês que são amamentados pelo menos durante os primeiros seis meses - exclusivamente - têm menos riscos de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão na fase adulta.
Mas os benefícios não são apenas para os bebês. As mães que amamentam têm um pós-operatório melhor, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rápido.
Um outro aspecto importante é a prevenção ao câncer de mama. As chances de aparecimento de um tumor mamário caem em 4,3%. O nível de estrogênio no organismo da mulher não aumenta durante o período da amamentação.
A enfermeira, especialista em aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, Mariana Rios de Simone, conversa sobre os benefícios da amamentação com a repórter Maria Amélia Ávila, nesta quinta-feira (8), às 17h30. A live será transmitida pelo Instagram do Hoje em Dia.