Alexandre Kalil coloca time de secretários de governo em campo

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
08/12/2016 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:59

Na apresentação da futura composição de governo, feita ontem pelo prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), a maior surpresa foi o anúncio do enxugamento do número de secretarias, reduzido das atuais 22 para 13. Mas, também, o perfil da equipe.

Os futuros comandados de Kalil podem, grosso modo, ser divididos em três grupos: membros do Clube Atlético Mineiro (integrantes e ex-integrantes do corpo diretivo do clube), nomes que já ocuparam cargos executivos nas gestões de Marcio Lacerda ou do governo de Minas, e técnicos renomados, mas inexperientes na administração pública.

“Todos que estão aqui foram minuciosamente estudados pela minha equipe e levados em consideração. Temos gente filiada ao PT, PSDB, Rede, PSB e PPS. Isso é uma escolha extremamente técnica, como foi anunciado na minha campanha”, afirmou o prefeito eleito que, durante a corrida eleitoral, destacou que faria uma gestão pautada no novo, sem “velhos caciques”.

Nomes

Da atual composição da Prefeitura de Belo Horizonte, Kalil manteve o Coronel Alexandre Lucas à frente da Defesa Civil Municipal e Leônidas de Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

Dentre os ex-companheiros de trabalho no Atlético Mineiro está Daniel Nepomuceno (PSB), atual presidente do clube alvinegro (triênio 2015/2017), indicado para chefiar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento. 

Nepomuceno é vereador em fim de mandato pela capital. “Ele (Nepomuceno) vai ter tempo para trabalhar sim. Se não tiver, estará fora. Todo mundo que está vindo está disposto a trabalhar e a trabalhar muito”, observou Kalil.

Novidades

Duas grandes novidades na lista do prefeito eleito são os nomes de Maíra Colares, na pasta de Políticas Sociais, e de Ângela Dalben, à frente da Secretaria de Educação. Ambas são reconhecidas no meio acadêmico pelo domínio das áreas de atuações para as quais foram designadas.

Leia também:
Alexandre Kalil anuncia os nomes do novo secretariado da PBH

Mudanças

Outra alteração está na estrutura administrativa dos órgãos autônomos. Dos sete atualmente existentes, só serão mantidos dois: a Controladoria e a Procuradoria. A chefia de Gabinete do Prefeito e as assessorias de Comunicação Social e Policial Militar serão incorporadas à Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial será chamada de Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. A coordenação executiva de metas e resultados será incorporada a pasta de Planejamento e Gestão. 

A administração nas nove secretarias regionais de Belo Horizonte também foi extinta, assim como a companhia PBH Ativos. A Belotur, a BHTrans, a Empresa de Informática e Informação (Prodabel) e a Urbel serão reformuladas.

Os demais nomes que irão compor o governo, segundo Kalil, serão anunciados na próxima semana. 

Confira um resumo da carreira de cada um dos escolhidos:Editoria de Arte/Hoje em Dia / N/A

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por