(Alfa Romeo/Divulgação)
Já faz quase um ano que a Alfa Romeo revelou a versão a céu aberto do pequenino 4C, ainda como conceito, na última edição da mostra de Genebra. E como a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) quer a todo custo fazer com que as marcas italianas do grupo vinguem nos Estados Unidos, deixou para expor o modelo final do 4C Spider para apresentar no Salão de Detroit, que acontece entre os dias 17 e 24 de janeiro. O Spider chega para ser uma opção para quem não pode pagar por um Ferrari 458 Spider, mas quer um italiano na garagem. Na verdade, ele é um mini 458, fazendo uso de chassi em fibra de carbono, motor biturbo 1.8 litro de 240 cv e 35 mkgf de torque, montado posição central traseira, conectado a uma transmissão TCT automatizada de dupla embreagem e seis marchas. ABC da empulhação Num país onde lobby vale mais que o interesse do cidadão, já não vale mais o antigo extintor BC nos automóveis. O Brasil deve ser o último país no mundo a continuar exigindo essa inutilidade depois que carburador e platinado foram substituídos pela injeção eletrônica. E os fabricantes ainda “convenceram” o governo a tornar obrigatório, desde o dia 1º de janeiro, um extintor ainda mais caro, do tipo ABC. Que, pasmem, vale por cinco anos mas, ao contrário do tipo BC, não é recarregável e deve ser substituído por um novo. Confira no seu automóvel: se ainda estiver com o BC, multa de R$ 127,69 e cinco pontos no prontuário. Isso representa centenas de milhões de reais faturados anualmente por corruptos e corruptores às custas do já combalido bolso do brasileiro. Sandero envenenado? Muito tem se falado sobre uma versão esportiva do Sandero, a RS, que já teria sido vista rodando por aqui. De acordo com o que vem sido divulgado, o carrinho seria equipado com motor 2.0 16v de 142 cv, o mesmo do Duster. Caso se torne realidade, a novidade não deve ser para amanhã. Isso porque, a Renault acabou de colocar na praça a versão Stepway e o câmbio automatizado Easy’R. Afinal, é preciso consolidar o aventureiro antes de partir para um novo projeto. Outro ponto que pode fazer com que os franceses não saiam da fase de experimentação é a tributação que irá incidir sobre o Sandero RS. Por ser equipado como motor dois litros, a alíquota de IPI será mais pesada que nas versões com motores 1.0 ou 1.6. Caro, ele teria que concorrer com os médios. E convenhamos, ele não tem bala na agulha para tanto! Ford preocupada A Ford investiu centenas de milhões de dólares para lançar o picape F-150, seu best-seller nos EUA. Reduziu em mais de 300 kg seu peso e equipou-o com motores mais eficientes para torná-lo mais atraente ao mercado. Mas enfrenta agora um “problema”: a redução do barril de petróleo para a metade do preço nos últimos meses levou o galão de gasolina nos EUA a despencar de U$ 3,70 para U$ 2,50. Quando cai o preço do combustível (lá nos EUA existe isso...), o norte-americano se esquece do consumo... Redenção do “Devagoster” Confirmado pela CAOA, importadora da Hyundai, um novo Veloster até o final deste ano. A antiga versão tinha motor 1.6, de apenas 128 cv, o mesmo do compacto HB20, e que, obviamente, deixava o esportivo mais lento que Uno Mille e com o apelido de Devagoster. O motor da redenção é um turbo com mais de 200 cv.