Algodão do Norte impressiona ministro do desenvolvimento agrário

Jornal O Norte
10/07/2008 às 10:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:37

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, recebeu em audiência, segunda-feira, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), José Barbosa Filho, o Zinga, prefeito de Catruti. Na oportunidade, o ministro ficou impressionado com a produtividade e, principalmente, a qualidade do algodão colhido no Norte do estado através do incentivo à agricultura familiar, especialmente na Serra Geral de Minas.




Em Brasília, o presidente da Amams foi recebido pelo


ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel


O algodão colhido em Catuti, Pai Pedro, Janaúba, Mato Verde, Francisco Sá, Monte Azul e São Francisco, é do tipo 4, normalmente destinado à exportação. Outro fato que chamou atenção do ministro, que determinou estudos no sentido de criar mecanismos para fortalecer o projeto de retomada do algodão no Norte de Minas, foi o ciclo de produção, 100/110 dias, enquanto nos demais estados brasileiros o ciclo do algodão chega a 250 dias.

Zinga observou que o algodão do Norte é especial, ainda, por ser produzido com o mínimo de aplicação de inseticida, apenas cinco aplicações, contra até 20 aplicações em outras regiões. O feito é atribuído, além das condições do solo, à biotecnologia.

O presidente da Amams acredita que para 2009 as persspectivas são ainda mais animadoras. Lembrou que este ano a área plantada só não foi maior porque o produtor encontrou na burocracia dos bancos um grande empecilho, razão pela qual, desde já, trabalha no sentido de facilitar o acesso ao crédito na próxima safra.

O prefeito de Catuti frisou, ainda, que o algodão produzido na região foi destacado em Brasília porque, além de ser obtido através da agricultura familiar, sua comercialização se faz através de cooperativas, diretamente com os fornecedores, o que garante melhor preço para o algodão, a pluma, a torta e o óleo. Em sua opinião, a retomada do algodão é irreversível e através do Ministério do Desenvolvimento Agrário serão criadas a curto prazo condições para que, em 2009, a cultura possa fortalecer a economia de um número maior de municípios na Área Mineira da Sudene.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por