Alimentação com segurança na zona rural

Jornal O Norte
11/09/2008 às 15:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

Helen Borborema


Colaboração para O NORTE

Agricultores e agricultoras produtores de hortaliças orgânicas e participantes do programa Agroecologico Integrada Sustentável – PAIS, de Porteirinha se reuniram na última terça-feira,09, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais-STR, do município. O objetivo da reunião foi fortalecer o diálogo entre as famílias e se organizar para construírem uma forma de comercialização coletiva do excedente.

NUTRIÇÃO

O programa realizado no município através da Cáritas Diocesana de Janaúba, tem como objetivo trabalhar com a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais, como forma de contribuir para a qualidade de vida dos agricultores. Depois de construída todas as hortas, agora o programa avança na intenção de criar possibilidades de geração de renda. Para isso já foi estabelecido uma nova parceria com a Fundação Banco do Brasil, sua financiadora, para realização de um ponto dentro da cidade onde reunirá a produção e poderá oferecer para todos, rurais e urbanos, produtos orgânicos e de qualidade.


 


Segundo Gilson Alves, técnico e agente da Cáritas, “o PAIS começou para suprir a necessidade de alimentos saudáveis para a família, e agora que as hortas já estão montadas e as famílias beneficiadas, o grande desafio é a comercialização coletiva”. Ele conta que as famílias já tem segurança alimentar para eles e que agora querem além de oferecer saúde para os outros, querem melhorar a renda de suas casas.

SAÚDE

Para Maria Aparecida da comunidade do Pajeú, beneficiada pelo programa, foi muito importante a iniciativa porque trouxe vida e saúde. Ela conta que não passa veneno, que come sabendo que está alimentando vitaminas e não problemas para sua saúde. Segundo Maria, foi bom pra ela e para os outros, como ela mesmo conta: “ a gente come, a gente dá e a gente vende”


 


O programa viabiliza recursos para sistema de gotejamento no cultivo de hortaliças totalmente orgânicas. Tem como parceiros no município o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, o Sebrae e a ACEBEV, além das famílias dos agricultores e agricultoras que são os construtores dia-a-dia desse projeto.

OUTROS PROJETOS

No município atualmente existem vários projetos em execução de organizações da sociedade civil e entidades ,que tem como objetivo a segurança alimentar e nutricional. Pode-se descrever como exemplo o Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2, da Articulação do Semi-Árido Brasileiro, executado em parceria com o STR de Porteirinha, o Programa de Aquisição de Alimentos, executados pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do município e a Cooperativa Grande Sertão, que compra antecipadamente os produtos da agricultura familiar para serem disponibilizados pela Conab.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por