(Toru YAMANAKA/AFP)
Hegemônica nas três últimas temporadas, a Red Bull permanecerá como favorita para 2013, segundo o espanhol Fernando Alonso. Além de elogiar o time austríaco do alemão Sebastian Vettel, o piloto da Ferrari manifestou o desejo de começar a temporada melhor após um início inexpressivo em 2012.
"Seguramente, a Red Bull voltará a ser a favorita no começo. Eles terminaram com um amplo domínio e, como as regras serão mantidas, isso deve continuar. Temos que recuperar essa desvantagem em dois meses, o que não é fácil. O ponto de partida será muito melhor do que nesse ano", apostou Alonso.
Quinto colocado na etapa da Austrália, o espanhol chegou a conquistar uma improvável vitória na Malásia, mas foi o nono na China e o sétimo no Bahrein. Desde então, a Ferrari evoluiu e o talentoso Alonso brigou pelo título até a última corrida, sem sucesso.
"A Red Bull e a McLaren terminaram o ano com bastante vantagem sobre nós e têm um pouco do caminho já percorrido. Mesmo assim, lutamos pelo Mundial até a última corrida. Então, a próxima temporada tem que ser melhor de qualquer maneira", reiterou Alonso.
O espanhol ainda pediu que a Ferrari explore eventuais brechas no regulamento, algo que a rival Red Bull costuma fazer. "Nós também precisamos pensar nos limites das normas, sempre dentro da legalidade, mas buscando o limite para tentar aumentar o rendimento, como fazem outras equipes", disse.
Alonso interrompeu suas férias para participar de um evento da instituição financeira espanhola que patrocina a Ferrari. Depois de projetar a próxima temporada, o piloto, derrota por Vettel por apenas três pontos, voltou a se dizer satisfeito com a própria temporada.
"Estou muito contente, foi um ano perfeito e dificilmente repetível. 2013 tem que ser melhor, porque começar pior é difícil", afirmou o espanhol, que também admitiu a superioridade de seu adversário da Red Bull. "O título do Vettel foi justo", declarou.