(Pixabay)
Estudantes da UFMG têm a oportunidade de cursar um semestre em alguma universidade internacional. Seguem até quarta-feira (2) as inscrições para o programa Minas Mundi, que oferece 710 vagas em universidades de 32 países para os estudantes de graduação. Os alunos poderão se candidatar para estudar em dez universidades na África, 225 nas Américas do Sul e do Norte, sete na Ásia e 468 na Europa.
Para participar do processo de seleção, é preciso ter cursado 20% dos créditos e se submeter certificados de proficiência na língua das universidades de interesse, além de preparar carta de intenções no idioma certificado e vídeo de 1 a 3 minutos também na língua estrangeira. Estudantes que desejam concorrer a vagas abertas em universidades de países de língua portuguesa deverão apresentar carta e vídeo em português.
Os pré-requisitos estão previstos no edital publicado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A seleção, feita integralmente pela internet, é dividida em duas etapas: na primeira, será realizada análise técnica dos documentos submetidos (certificado de proficiência, histórico curricular e os comprovantes do currículo inseridos pelos candidatos no ato da inscrição). Também serão consideradas a pontuação do RSG e a integralização curricular (carga horária) do candidato.
Os candidatos classificados na primeira etapa terão vídeo e a carta de intenções avaliados. Após a classificação, os estudantes serão convocados para escolher a instituição estrangeira na qual farão a mobilidade. O resultado da primeira etapa será divulgado até 24 de maio, e o da segunda etapa, até 4 de julho, no site da DRI.