(Reprodução / Redes Sociais)
Depois de seis dias com as portas fechadas, a Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, em Contagem, na região metropolitana, voltou a receber os alunos nesta segunda-feira (5/12).
As aulas foram suspensas na última terça-feira (29), depois que vândalos invadiram o prédio, durante a madrugada.
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que os criminosos quebraram carteiras, vidraças e equipamentos. Também fizeram pichações com apologia ao nazismo, como a suástica e o nome de Hitler, além de várias ameaças.
As imagens mostram ainda que os invasores gravaram nas paredes a palavra "Bully", uma referência a um jogo de videogame em que o objetivo é “dominar” uma escola.
Na época, a Polícia Militar informou que, segundo a diretora da escola, o local já foi alvo de vandalismo outras vezes. E que os suspeitos filmaram a ação e publicaram na internet. Ela indicou à PM um perfil no Instagram, que leva as iniciais da escola e faz referências a um jogo de videogame.
De acordo com a prefeitura de Contagem, todas as pichações foram pintadas e o mobiliário recuperado. Ainda conforme a Prefeitura, houve uma outra tentativa de invasão na Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha", no bairro Tropical. Segundo o executivo, os suspeitos tentaram entrar, mas não tiveram êxito.
Depois de se reunir com integrantes das forças de segurança do estado e do município, da Defensoria Pública de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais, de secretarias municipais e da Procuradoria-geral de Contagem, Marília Campos declarou que a prefeitura vai fortalecer o sistema de proteção das escolas.
"Vamos (...) trabalhar de forma integrada para assegurar o pleno funcionamento das escolas municipais, com segurança e responsabilidade", declarou.
Leia mais