Amams cria colegiado rural e espera 30 mil empregos com produção de biodiesel

Jornal O Norte
12/12/2005 às 11:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

A Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene criou o colegiado dos secretários municipais de Agricultura do Norte de Minas, em reunião realizada na manhã da última quinta-feira, seguindo o exemplo dos setores de saúde e educação. A reunião, realizada na sede da entidade reuniu mais de 30 municípios e foi coordenada pelo vice-presidente da entidade, José Nelci de Souza, prefeito de São João do Paraíso. O prefeito Sebastião Nazareth, de Claro dos Poções, também participou do evento.

O principal objetivo deste colegiado é definir estratégias para incrementar a economia regional e estabelecer regras para garantir o desenvolvimento do Norte de Minas. José Nelci de Souza mostrou que a viabilização do biodiesel é uma prova da necessidade de unir, com perspectivas de gerar 30 mil empregos em toda região.

Na abertura da reunião, a secretária-executiva da Amams, Beatriz Morais Corrêa explicou que havia necessidade do setor rural se unir, pois existe grande potencial para fomentar a economia regional, mas carece de união de projetos. Ela citou que agora o Estado anuncia o Programa de combate a pobreza rural, antigo PAPP, quando os recursos serão repassados através da associações rurais, mas as secretarias municipais de agricultura precisam organizar para viabilizar os projetos técnicos e garantir a liberação dos recursos. Ela citou ainda que a Amams pediu ao governador Aécio Neves um Programa permanente de convivência com a seca, que implica em suporte para as secretarias municipais.

AÇÃO COLEGIADA

O secretário municipal de Capitão Enéas, Walter Moreira Abreu ressaltou que a criação do conselho regional é de fundamental importância e citou que os setores de saúde e educação apresentaram avanços por causa da ação colegiada.

O prefeito Sebastião Nazareth, de Claro dos Poções citou seu projeto de viabilização do biodiesel, para o qual trouxe especialistas para testar 13 variedades, tendo alcançado a produtividade de 5.036 quilos por hectare, que é excelente, pois esta cultura é a que mais se adapta a característica climática do Norte de Minas. O seu assessor, Juliano Oliveira ressaltou que também plantará pinhão manso cuja variedade trouxe da África.

O coordenador técnico da Emater no Norte de Minas, Reinaldo Nunes de Oliveira ressaltou que a criação do conselho vem corrigir uma lacuna e citou que a produção de algodão no Norte de Minas esbarrou na falta de união das lideranças para garantir a liberação da semente. No caso do biodiesel, ele cita que é a principal alternativa para a economia regional e que a usina de biodiesel a ser instalada em Montes Claros implicará na redenção econômica da região.

UNIÃO

O gerente municipal de Agricultura de Montes Claros, Reinaldo Rabello ressaltou a necessidade da união dos municípios e citou que o programa Leite pela vida está comprometido, pois o governo exige que cada produtor entregue apenas 27 litros por dia, que são insuficientes para atingir a cota de 150 mil por dia para as famílias carentes e por isto as lideranças precisavam se mobilizar para reverter esta situação.

O vice-presidente da Amams, José Nelci de Souza ressaltou a importância de união dos secretários municipais de Agricultura, pois lembra que 99% dos municípios do Norte de Minas têm nesta atividade a sua fonte de sobrevivência.

Ele ressaltou que no início deste ano esteve reunido com a diretoria da Petrobras para ser instalada uma usina de biodiesel no Norte de Minas e fica feliz que este projeto tenha dado certo, pois além da unidade em Montes Claros, serão instaladas quatro usinas de moagem em outras cidades da região e ainda o plantio de 45 mil hectares.

- Estamos na esperança de serem gerados 30 mil empregos diretos e indiretos na região, em quase todos municípios - conclui o vice-presidente da Amams.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por