Mais de 16 mil inscritos

Ambulantes que atuarão no Carnaval de BH poderão retirar credencial de 1º a 4 de fevereiro

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/01/2023 às 19:18.

Vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte 2023 poderão retirar as credenciais de 1º a 4 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação (rua Carangola, 288, Santo Antônio). A entrega ocorrerá das 8h às 17h. Segundo a PBH, este ano o número de registros cresceu cerca de 10% em relação a 2020, última edição do evento. Em 2023, 16.117 ambulantes solicitaram o cadastro e, em 2020, foram 14.694.

Para retirar a credencial, o vendedor deve apresentar documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as licenças estarão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado.

Caso o interessado não consiga comparecer nas datas e locais indicados, poderá solicitar que outra pessoa busque a credencial. Para isso, o representante deverá levar uma procuração original acompanhada do documento de identidade original com foto e cópia simples do documento de identidade do credenciado, além do original.

A Prefeitura lembrou que a credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos blocos de rua. Além da licença, os vendedores receberão um material contendo regras da atividade comercial na folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na Lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras informações.

Os ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas (doses). É vedada ainda a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar um documento de identificação com foto. O descumprimento das regras previstas no regulamento pode levar à perda do direito de vender no Carnaval. 

Perfil dos ambulantes
Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, os ambulantes devem investir, em média,  R$ 1,8 mil na compra de mercadorias. Eles esperam faturar R$ 4,5 mil com o trabalho naos dias de folia. Cerca de 27% dos 16.117  vendedores cadastrados buscaram o registro pela primeira vez.

A média de idade dos inscritos é de 42 anos, sendo que 41% deles têm de 30 a 45. Entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por