(Foto: Mourão Panda / América)
A décima rodada do Brasileirão derrubou os nove meses de invencibilidade do América como mandante na competição. Diante do Ceará, o Coelho foi derrotado por 2 a 0, no Independência, nesta quarta-feira (8). O revés também afastou a possibilidade de a equipe entrar no G-4. Os dois gols da partida foram em lances de contra-ataque, marcados por Mendoza, o artilheiro do Vozão nesta temporada, com 15 gols.
O jogo
O duelo começou equilibrado, com as duas equipes buscando o encaixe mas, aos 21 minutos, o Ceará abriu o placar. Mendoza recebeu lançamento de Lindoso, foi em direção ao gol com velocidade, deixando o lateral Patric no chão. O lance precisou ser revisto pelo VAR, mas o tento foi confirmado.
Tentando “se redimir”, Patric protagonizou a melhor chance do Coelho na primeira etapa, mas a bola não entrou e o duelo seguiu sem grandes movimentações. A noite do lateral não foi das melhores e devido a mais um de seus deslizes, o goleiro Jailson se destacou em uma defesa, impendindo um gol contra.
O segundo tempo começou com alterações no ataque alviverde. Aloísio saiu e Wellington Paulista entrou, mas sem eficácia ofensiva. Logo aos 10 minutos, o Vozão embalou mais um contra-ataque e fez o segundo da partida, também com Mendoza.
Nos minutos seguintes, o Coelho conseguiu impor certa pressão, criou chances melhores, mas seguiu errando passes. O Ceará se manteve organizado e conseguiu segurar o resultado.
O próximo compromisso e chance de reação do Coelho será contra o São Paulo, neste domingo (12), às 16h, no Morumbi, pela 11° rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
América 0 X 2 Ceará
América
Jailson; Patric (Cáceres), Éder, Conti e Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Gustavinho), Aloísio (Wellington Paulista) e Everaldo.
Técnico: Vagner Mancini
Ceará
João Ricardo; Nino, Messias, Gabriel Lacerda e Victor Luis; Richard Coelho (Geovane), Rodrigo Lindoso (Fernando Sobral), Richardson e Vina (Michel Macedo); Mendoza e Matheus Peixoto (Cléber).
Técnico: Dorival Júnior
DATA: 8 de junho de 2022 (quarta-feira)
LOCAL: Independência
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Douglas Marques das Flores, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Alex Ang Ribeiro, trio de São Paulo.
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA), também de São Paulo.
CARTÕES AMARELOS: Felipe Azevedo, Henrique Almeida (América); Nino (Ceará).
GOLS: Mendoza, do Ceará, aos 21 minutos do primeiro tempo e ais 10 minutos do segundo tempo.