(ASSESSORIA DO DEPUTADO FEDERAL MARCOS MONTES)
Em pré-campanha acelerada pelo interior do Estado, o senador Antonio Anastasia (PSDB), pré-candidato ao Palácio da Liberdade, visita hoje Montes Claros, no Norte de Minas, onde receberá o pré-candidato à Presidência da República e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, e a deputada federal Raquel Muniz (PSD).
Depois de passar por quatro cidades do Sul de Minas nesta semana, o tucano intensifica a campanha pelo interior do Estado, apresentando propostas e coletando apoio dos prefeitos.
Em Montes Claros, Anastasia irá se reunir com lideranças sociais, empresários e trabalhadores da cidade para apresentar projetos que visem principalmente a regularização fiscal do Estado, diante do parcelamento de salários do funcionalismo público e da falta de repasses aos municípios.
Além disso, o tucano pretende firmar uma “parceria inédita” com Alckmin para trazer mais recursos a Minas por intermédio do governo federal, caso ambos sejam eleitos no pleito de outubro.
“Se Geraldo vier a ser eleito presidente, e se os mineiros me derem a honra de governar Minas pela segunda vez, nós teremos uma convergência inédita nos últimos 30 anos”, disse Anastasia. “Ele (Alckmin) assumiu comigo o compromisso de nós, de fato, fazermos por Minas”, completou o tucano.
Projetos
Em Itajubá, no Sul de Minas, em discurso ontem dirigido a cerca de 250 apoiadores, Anastasia ouviu reclamações dos prefeitos em relação às dificuldades para receber os débitos devidos pelo Estado, que somam R$ 6,8 bilhões com as prefeituras mineiras. O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera (MDB), cobrou o término das obras do aeroporto da cidade, na qual foram empenhados R$ 60 milhões até agora. Em resposta, o senador mencionou a dificuldade financeira do Estado, mas se comprometeu a concluir a obra, caso eleito.
“Nós não podemos fazer promessas que as pessoas nem acreditam, dada a situação do Tesouro. Mas não há dúvida que, colocada a casa em ordem, nós vamos buscar parcerias, porque essa obra nós temos que concluir”, disse o senador mineiro.
Pacheco visita o Triângulo e se coloca
como terceira via na disputa ao governo
O deputado federal e pré-candidato ao Governo de Minas, Rodrigo Pacheco (DEM), visitou ontem a cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e voltou a se afirmar como terceira via para a corrida eleitoral em Minas Gerais, em uma alternativa à polarização criada entre as candidaturas de Fernando Pimentel (PT) e Antonio Anastasia (PSDB).
Acompanhado da vice, Ana Paula Junqueira (PP), Pacheco voltou a falar em um “enfrentamento” diante do que ele chama de velha política, ao citar a escolha de Junqueira como um processo de renovação.
“Não me falta coragem para fazer, por exemplo, o enfrentamento contra dinossauros da velha política, candidatos consagrados, com máquina pública e com partidos políticos muitos fortes”, disse o democrata.
Pacheco ainda criticou a gestão do governo atual, atacando a falta de repasses às prefeituras. “São muito problemas que nós enfrentamos hoje, que vão desde o atraso de pagamentos de servidores, o que é realmente algo muito grave no Estado, até mesmo o desprestígio de municípios, que deixam de receber seus recursos, algo necessário para a vida dos municípios. Tudo isso por inércia do governo”, disse Pacheco.
Até o fechamento desta edição, o governo de Minas não se manifestou.