Nova concessionária vai começar a trabalhar entre BH e Juiz de Fora, que tem
EPR Via Mineira detalhou projeto, cronograma de obras e valores do pedágio da BR-040 (Valéria Marques / Hoje em Dia)
O cronograma de obras e a cobrança do pedágio na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foram detalhados nesta segunda-feira (29) pela EPR Via Mineira, concessionária que vai assumir a rodovia a partir de 6 de agosto. Atualmente, motoristas de carros de passeio pagam R$ 6,30. O valor vai dobrar, passando para R$ 12,70.
Entre BH e a cidade da Zona da Mata são três praças de pedágio: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o novo valor condiz com os investimentos prometidos, no valor de R$ 9 bilhões, que serão executados na rodovia.
"Não é aumento, é uma tarifa condizente com todos os investimentos e intervenções que vão ser realizadas na concessão", afirmou Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT. O órgão autorizou o início das operações da EPR na estrada no último dia 23.
Segundo ele, a partir da semana que vem os condutores já poderão ver trabalhos para melhoria das sinalizações vertical e horizontal, melhoria no pavimento, drenagem (estamos às véspera de começar as chuvas), serviços operacionais para melhorar trânsito na saída e chegada de BH, entre outros.
O trecho começa no entroncamento da rodovia com a BR-356, em Belo Horizonte, e segue até o bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. A concessão da BR-040 no trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora é o primeiro trecho de Minas com a nova concessão. Outros três serão anunciados ainda este ano: BR-381 entre BH e Governador Valadares (leilão em 29 de agosto), 'Rotas do Cristais' entre BH e Cristalina, em Goiás (leilão em 26 de setembro) e 'Rota do Zebu', na BR-262 entre BH e Uberaba (leilão em 31 de outubro).
A concessão da BR-040 foi formalizada em abril de 2024, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão. O contrato, que terá duração de 30 anos, abrange um trecho de aproximadamente 300 quilômetros, passando por 15 municípios.
O investimento total no projeto é de R$ 12,2 bilhões, incluindo R$ 3,5 bilhões em obras e R$ 8,7 bilhões em custos operacionais nos primeiros sete anos de concessão.
O plano inclui obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais.
Segundo a empresa, praças de pedágio e bases de serviços operacionais serão revitalizadas. "O ciclo de obras vai começar a partir do segundo e terceiro ano, mas já neste primeiro ano teremos melhorias notáveis, com um cuidado especial no tratamento diferenciado para as chegadas e saídas de Belo Horizonte", acrescentou Sampaio.
Conforme a EPR, a concessão trará, também, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para a rodovia, como a instalação de iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralização das emissões.
Em relação aos pedágios, os usuários que optarem pelo sistema de cobrança eletrônica (TAG) terão direito a um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%. Motocicletas serão isentas de tarifas.
Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) permitirá uma redução progressiva das tarifas para veículos leves que utilizem a rodovia regularmente. O desconto progressivo será de até 70%
Ele começa a valer assim que as praças de pedágio entram em operação e será aplicado conforme a frequência mensal de viagens na mesma praça e direção. Serão beneficiários os usuários de veículos de passeio ou leves com pagamento automático via TAG.