(Breno Esaki/Agência Saúde DF)
As crianças de 3 a 5 anos vão poder tomar a vacina Coronavac usada contra Covid-19. A liberação foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (13), após reunião da diretoria colegiada do órgão.
O pedido inicial para ampliação do uso do imunizante para esta faixa etária foi feito em março pelo Instituto Butantan, que produz o imunobiológico. Foram 3 solicitações até a autorização definitiva.
Durante a reunião, os pesquisadores reforçaram que o imunizante se mostrou seguro e eficaz contra a Covid entre 3 e 5 anos.
A pesquisadora Rafaela Fortini, do Instituto René Rachou, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em Minas Gerais, defendeu a aplicação, por considerar que as crianças desenvolvem uma resposta melhor do que adultos e idosos ao imunizante.
Agora, cabe ao Ministério da Saúde orientar como será organizado o calendário com o uso da Coronavac e, especialmente, a aquisição das doses.
Entenda o caso
A Coronavac já é utilizada no Brasil em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, além do público adulto. E no mesmo público em países como Camboja, Chile, Tailândia, China, Hong Kong, Equador e Colômbia.
O pedido feito pelo Butantan contemplava a faixa etária de 3 a 17 anos. No entanto, a equipe técnica da Anvisa indicou lacunas nos estudos de efetividade e segurança para a população de 3 a 5 anos e em imunossuprimidos.
A agência recebeu no dia 11 de março nova solicitação do Instituto Butantan para incluir a faixa etária de 3 a 5 anos na indicação da Coronavac, que foi aprovado nesta quarta-feira.
Leia Mais