Medicamento será distribuído para unidades básicas de saúde (Pfizer / Divulgação)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta quarta-feira (16), pedido para uso emergencial do medicamento Paxlovid contra Covid-19. O remédio é uma combinação dos antivirais nirmatrelvir (que inibe uma proteína do coronavírus) e ritonavir (retarda a degradação do nirmatrelvir).
O Paxlovid é um fármaco de uso oral produzido pela biofarmacêutica americana Pfizer. Segundo a Anvisa, estudos demonstram que o medicamento, quando administrado no início da Covid-19, tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes. Ainda assim, a agência afirma que irá revisar os dados dessas pesquisas.
Para a provação de uso emergencial do Paxlovid, a Anvisa usa as primeiras 24 horas para verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a agência pode solicitá-las ao laboratório.
Em 19 de janeiro deste ano, uma reunião entre a Vigilância Sanitária e a Pfizer terminou com uma pré-submissão do fármaco.
O prazo de avaliação para uso emergencial e temporário de medicamento contra Covid é de até 30 dias, informa a Anvisa. Esse tempo pode mudar porque o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela agência durante o processo.
Leia mais: