Consumidor

Anvisa recolhe lotes de sorvete da Häagen-Dazs com substância perigosa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
13/07/2022 às 16:48.
Atualizado em 13/07/2022 às 16:54
Estão sendo recolhidos apenas sorvetes de baunilha da Häagen-Dazs (Instagram / haagendazsbrasil / Reprodução)

Estão sendo recolhidos apenas sorvetes de baunilha da Häagen-Dazs (Instagram / haagendazsbrasil / Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de anunciar o recolhimento de todos os sorvetes de creme da marca americana Häagen-Dazs, com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023. A decisão da Anvisa consta da Resolução 2288, publicada nesta quarta-feira (13).

Quem está fazendo o recolhimento do sorvete é a General Mills Brasil Alimentos Ltda, responsável pela marca. De acordo com a Vigilância Sanitária, a atitude da empresa é voluntária e serão retirados do mercado todos os lotes de sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs, vendidos aos consumidores na embalagem de 415 g (473 ml).

“Esses lotes específicos de sorvete, importados da França, estão sendo recolhidos em nível global devido à presença da substância 2-cloroetanol (ou 2-CE, relacionada ao óxido de etileno) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha”, explicou a Anvisa em seu site oficial.

Os demais sabores de sorvetes da Häagen-Dazs não apresentam problemas.

Sobre o óxido de etileno
Segundo a Vigilância Sanitária, o óxido de etileno (ETO), que é relacionado ao 2-cloroetanol, é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (pode causar câncer), mutagênicas (podem causar alterações e danos às células) e genotóxicas (pode alterar o material genético).

“Pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete. Não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos. Também não existem limites toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil sobre limites de contaminantes em alimentos, a Instrução Normativa 88, de 2021”, explicou a Anvisa em seu site.

O que fazer se tiver o produto
Caso o consumidor tenha um exemplar do sorvete de baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade mencionadas na resolução da Vigilância Sanitária, não deve consumir o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a General Mills, pelo telefone 0800-031-0707 ou pelo e-mail sac.haagendazs@genmills.com.

Leia Mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por