Uso da máscara não é mais obrigatório em BH desde 11 de agosto (Fernando Michel)
Não existe mais, por parte da prefeitura, obrigação do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados de Belo Horizonte, inclusive em hospitais. As autoridades apenas "recomendam" a utlização.
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, no entanto, em entrevista ao Hoje em Dia, pediu bom senso da população em saber quando usar o equipamento de proteção.
"Penso que não tem necessidade [de obrigar o uso de máscara em serviços de saúde] no momento que a gente vive. Mesmo porque não usar máscara não fará a pandemia voltar. Falamos em bom senso da população", afirmou.
Segundo a secretária, em serviços de saúde que reúnem pacientes com sintomas respiratórios ou contam com aglomeração, o acessório é recomendado. "Você vai em um lugar com muita gente gripada, vá de máscara", acrescenta Cláudia Navarro.
Ainda conforme a secretária, as unidades de saúde particulares têm autonomia para exigir o uso da máscara. "Tirando isso, é bom senso", reforça.
A secretária acredita que as máscaras, que viraram símbolo da prevenção à infecção, "são um legado da pandemia que veio para ficar, especialmente em períodos de surto de doenças respiratórias".