(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
No primeiro dia de ampliação do quadro de horário dos ônibus que operam em Belo Horizonte, na terça-feira (12), os usuários do transporte coletivo da capital puderam contar com 19.850 viagens realizadas pelas empresas. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra), o número é maior do que o esperado pela prefeitura da cidade, de 19.203.
Ainda conforme o sindicato, o novo quadro de horários foi aprovado pela BHTrans, mas, nos primeiros dias, serão necessários vários “ajustes e adequações” em algumas linhas e trechos.
Mesmo com a ampliação, a PBH recebeu até às 16h deste terça-feira, cerca de 350 reclamações de usuários através do canal de atendimento do WhatsApp. Segundo o executivo, a maior parte das mensagens se refere ao descumprimento do quadro de horários, comportamentos de motoristas e estado dos veículos.
(Maurício Vieira / Hoje em Dia)
No início do dia, os usuários do transporte já afirmavam que não viram diferença no número de viagens. Vitória Ketlhen, de 20 anos, moradora do bairro Jardim Guanabara. Diariamente, ela pega dois ônibus para ir ao trabalho. “Hoje estava bem cheio, não teve diferença nenhuma. Não existiu diferença para mim. Que eles cumpram esse aumento”, lamenta.
Ela afirma que, caso deseje ter o “conforto” de ir sentada para o trabalho, precisa sair de casa cerca de duas horas antes do trabalho. Do contrário, “vai em pé, segurando para não cair”.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, apesar das reclamações, o Executivo constatou aumento no número de viagens em todas as linhas, "já a partir da madrugada". Mesmo assim, as empresas de ônibus que não cumprirem qualquer uma das regras determinadas no acordo feito com a Prefeitura terão o pagamento do subsídio suspenso.