O dia amanheceu ensolarado em São Paulo nesta terça-feira, mas por volta das 15h30 chuvas intensas atingiram na capital paulista. Algumas regiões da cidade ficaram sob estado de atenção para alagamentos e enchentes. Às 16h50, porém, a situação voltou a ser normalizada, tranquilizando os paulistas.
Após a intensa chuva, o sol voltou a aparecer e, às 17h50, foram registrados 25ºC na capital paulista. Nas próximas horas, o tempo deve seguir instável, com pancadas de chuva forte em alguns bairros. As precipitações podem ainda vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as zonas Oeste, Sul, Leste, Sudeste e a região das Marginais Pinheiros e Tietê ficaram em estado de atenção para alagamentos.
Segundo o Centro, áreas de instabilidade formadas pelo calor e a entrada de brisa marítima causam chuvas que variam entre moderada e forte nesses pontos da cidade. Há registros também de granizo na zona sul da capital, com pedras relativamente grandes e chuva intensa.
Chuvas intensas e quedas de temperatura durante a tarde são características típicas do verão. Na região do aeroporto de Congonhas, os termômetros marcavam 29ºC às 15h e, às 15h25, a temperatura marcada era de 20ºC. O verão brasileiro começa oficialmente no dia 21 de dezembro.
http://www.estadao.com.br