Treinador teve proposta financeira atraente do alvinegro para substituir Jorge Sampaoli
Renato Gaúcho está livre no mercado após deixar o Grêmio (Lucas Uebel / Grêmio)
O Grêmio anunciou nesta segunda-feira (9) a saída do técnico Renato Gaúcho. O treinador entra para a lista dos treinadores experientes que estão sem clube e podem aparecer principalmente no Atlético e no Santos, que estão sem comandantes para a próxima temporada.
Vale lembrar que Renato esteve próximo de dirigir o Galo pela primeira vez em 2021, logo após a saída de Jorge Sampaoli. Na época, o treinador preferiu renovar o vínculo com o Tricolor Gaúcho.
"Se for pensar em termos de dinheiro, sem dúvida a proposta do Atlético era muito melhor. Como não é isso (dinheiro) que me prende, eu vou continuar mais uma temporada. Eu fui procurado, sim, pelo Atlético, mas tinha dado a minha palavra ao presidente Romildo. Eu falei para as pessoas do Atlético que, antes de tomar qualquer tipo de decisão, eu ia falar com o presidente", contou Renato Gaúcho em entrevista à Rádio Grenal.
Sem técnico desde a saída de Gabriel Milito, o Galo iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (9) para contratar um novo nome. De acordo com Vitor Bagy, diretor de futebol do clube, alguns nomes já estão em pauta, tendo como características a agressividade, com um “futebol protagonista".
“É um treinador que seja agressivo, que goste de jogar para a frente, com um futebol moderno e muita pressão. Um futebol protagonista porque o Atlético tem que ser protagonista” falou o diretor após a vitória sobre o Athletico-PR que garantiu o Galo na série A do Brasileirão.
Sem clube desde a conquista da série B, o Santos chegou a monitorar a situação de Renato Gaúcho nas últimas semanas, após ver a negociação com o português Luis Castro ficar pelo caminho.
Além de Renato Gaúcho, os nomes de Gustavo Quinteros, atualmente no Vélez, e no português Sérgio Conceição, que trabalhou no Porto, também surgiram como opções.
Em entrevista realizada na última sexta-feira (6), quando o Brasileirão ainda não tinha acabado, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, disse que o clube já tinha um técnico contratado.
“Ah, o Santos não tem treinador... O Santos tem treinador! Eu não posso divulgar o treinador. Eu não tenho condições de fazer essa divulgação. O Santos trabalha no planejamento com o treinador? É lógico que trabalha. O Santos não trabalharia com ninguém sem ter o treinador”, afirmou em entrevista ao GE.
Até a tarde desta segunda, mesmo com o anúncio do Grêmio, o Peixe permanecia sem revelar quem foi o escolhido para a temporada de 2025.
Leia mais