Após impasse

Após impasse, ônibus voltam a circular normalmente nesta quarta-feira de Cinzas em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/03/2022 às 09:03.
Atualizado em 02/03/2022 às 09:14
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Diferente do ocorrido na segunda (28) e terça-feira (1º) de Carnaval, os ônibus de Belo Horizonte estão circulando normalmente nesta quarta-feira (2) de Cinzas. A informação foi confirmada pela BHTrans e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SetraBH).

Nos primeiros dois dias de festa, os coletivos rodaram em escala reduzida, com quadro de horário de domingo, mesmo depois que as concessionárias foram notificadas para que adequassem a operação. Isso porque em BH, a data não foi considerada como ponto facultativo. Sendo assim, os serviços públicos, assim como alguns privados, funcionaram normalmente. 

Nesta quarta, com o fim do período festivo, é esperado o retorno de mais usuários. É o caso dos funcionários do comércio que, segundo o Sindicato de Lojistas de BH (Sindilojas), abrirá a partir do meio-dia. 

Diante deste cenário, a BHTrans informou que está acompanhando e monitorando o funcionamento das linhas nas estações do Move, por meio das câmeras do Centro Integrado de Operações (COP), e ao longo dos itinerários.

Impasse

A disponibilização de poucos ônibus durante o Carnaval motivou um impasse entre a prefeitura e as empresas de transporte na capital. Nessa terça-feira (1º), o prefeito Alexandre Kalil (PSD), afirmou que o município está sendo sabotado pelas concessionárias.

A BHTrans afirmou que os ônibus circularam nos dois dias com quadro de horários de domingo. Em nota, a autarquia informou que a decisão das empresas terá como resultado a adoção de penalidades, sanções, multas contratuais e demais consequências legais

Já o SetraBH afirmou que não era possível entender dias de Carnaval como útil e fornecer o mesmo quantitativo de viagens. O órgão disse, ainda, que a indefinição da prefeitura e da BHTans para um planejamento antecipado sobre este período, impossibilitou uma antecipação de escalas de viagens no transporte público.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por