(Pedro Souza / Atlético)
A campanha do Atlético no Brasileiro de 2021 é um modelo a ser seguido nesta temporada. Campeão nacional, o Galo terminou a competição com 26 vitórias, seis empates e seis derrotas, e 73% de aproveitamento. Neste ano, após o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, no último domingo, o time alvinegro chegou aos 16 pontos, mesma pontuação na nona rodada do ano passado. A diferença, é que o Galo está uma posição acima.
Em 2021, o time do técnico Cuca subiu para o quarto lugar após vencer o Cuiabá por 1 a 0, na nona rodada do Brasileiro.Com a vitória, a equipe somou 16 pontos. Desta vez, com os mesmos pontos, o Galo caiu para terceiro depois do empate sem gols na mesma rodada.
No Brasileiro passado, o líder após nove rodadas era o Red Bull Bragantino, com 21 pontos, três a mais que o Corinthians, atual primeiro colocado na tabela. O segundo lugar estava com Athletico-PR, seguido pelo Palmeiras, ambos com 19 pontos. O Atlético fechava o G-4, com 16.
A última derrota do Atlético havia sido na sétima rodada, por 2 a 0, para o Santos, quando estava em oitavo lugar. A partir dali, o time alvinegro emplacou uma série de 18 jogos de invencibilidade, com nove vitórias seguidas.
Na décima rodada do ano passado, o Atlético venceu o Flamengo, em jogo-chave para as pretensões do time no campeonato. Com dois gols de Savarino, o time alvinegro venceu o rubro-negro por 2 a 1 contra um adversário direto na briga pelo título. Depois disso, o Galo foi subindo na tabela até chegar ao topo e não sair mais.
A campanha do Atlético neste ano tem algumas semelhanças com o desempenho do time no Brasileiro passado. Mas cada campeonato tem uma história. Para saber o desenrolar do Brasileirão de 2022, temos que acompanhar as cenas das próximas rodadas.
Leia mais: