Todos os 1.705 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em abril devem realizar o recadastramento até dia 28 deste mês.
“O procedimento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros”, afirmou a PBH.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer agência do Bradesco. Como haverá atualização de dados, o processo não pode ser feito no autoatendimento das unidades bancárias.
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Caso perca o prazo, o salário será bloqueado e só poderá ser retomado após a efetivação do processo, respeitando o tempo de processamento da folha de pagamento. Acesse o portal da PBH para mais informações.
Documentos que devem ser apresentados por aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
Acamados e outros casos excepcionais (prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências):
Perderam o prazo
A Prefeitura informou que 62 aniversariantes de janeiro (4% do total do mês) e 184 de fevereiro (13%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com os salários bloqueados. Outros 301 (17%) não compareceram ao Bradesco em março e terão seus vencimentos suspensos nos próximos dias.
Segundo a PBH, em 2022, 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida e ficaram impossibilitados de receber os salários. Eles foram convocados ao longo do ano para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desses 175, 101 já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação; três foram considerados falecidos.
Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, região Central de BH. Não é necessário agendamento para esse atendimento.
Leia mais: